DEFESA CIVIL PDF Imprimir E-mail
prognostico-climaticoA Defesa Civil é um órgão que atua em ações preventivas, de socorro, assistenciais e reconstrutivas destinadas a evitar ou minimizar desastres, sejam eles de causa natural ou não. Organizada com a participação da sociedade e do poder público, fundamenta-se no princípio de que nenhum governo, sozinho, consegue suprir todas as necessidades dos cidadãos. Sua atuação se dá por meio do trabalho de seus agentes, equipe formada por profissionais contratados e voluntários.

Compete à Defesa Civil a garantia do direito à vida, em circunstâncias de desastre. Busca a redução da ocorrência e da intensidade de desastres, já que eliminá-los é um objetivo inatingível. É uma atividade permanente que se desenvolve em quatro fases:
Preventiva: quando medidas são adotadas visando a não ocorrência de desastres ou a preparação da população para os inevitáveis;
Socorro: quando todo o esforço é feito no sentido de se evitar perdas humanas ou patrimoniais na área atingida;
Assistencial: quando são criadas condições de abrigo, alimentação e atenção médica às vítimas e desabrigados;
Recuperativa: quando investimentos são feitos para a recuperação das condições de vida existentes antes desastre, no mais curto espaço de tempo possível.

SAIBA MAIS A RESPEITO:
COMO SURGIU
EM SÃO CARLOS
PARCERIAS E VOLUNTARIADOS
OCORRÊNCIAS
 
PLANOS DE CONTINGÊNCIAS:
• OPERAÇÃO VERÃO (.pdf)
 
MAPAS DE RISCOS:
 MAPA DE RISCOS AMBIENTAIS (v1.21) - Alta Resolução (jpg)
 
 
 


COMO SURGIU
No mundo, as primeiras ações dirigidas para a defesa da população foram realizadas nos países envolvidos com a 2ª Guerra Mundial. O primeiro a preocupar-se com a segurança de sua população foi a Inglaterra. Atualmente, em todo o mundo, a Defesa Civil se organiza em sistemas abertos com a participação dos governos locais e da população.

 

No Brasil
Com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, em 1942, o Governo, preocupado com a segurança global da população, estabelece medidas como a criação do Serviço de Defesa Passiva Antiaérea e a obrigatoriedade do ensino da defesa passiva em todos os estabelecimentos de ensino, oficiais ou particulares.

Em 1943, a denominação de Defesa Passiva Antiaérea é alterada para Serviço de Defesa Civil, sob a supervisão do Ministério da Justiça e Negócios Interiores, extinto em 1946. Já em 1967 é criado o Ministério do Interior com a competência, entre outras, de assistir as populações atingidas por calamidade pública em todo território nacional.
A organização da Defesa Civil no Brasil se deu pela criação do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), em 1988, sendo reorganizado em agosto de 1993 e atualizado em 2005. Na nova estrutura do Sistema Nacional de Defesa Civil, destaca-se a criação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), o Grupo de Apoio a Desastres e o fortalecimento dos órgãos de Defesa Civil locais.

Em São Paulo
No Estado de São Paulo, a Defesa Civil surgiu após a ocorrência das intensas chuvas em Caraguatatuba (1967) e dos incêndios dos Edifícios Andraus (1972) e Joelma (1974). Criado pelo Decreto 7.550, de 09 de fevereiro de 1976, o Sistema Estadual de Defesa Civil foi reorganizado em 1995.

Nos municípios paulistas é utilizado o Código telefônico 199 – Disque Defesa Civil –, serviço não tarifado, cuja finalidade é servir como canal de comunicação entre a população e órgãos locais de Defesa Civil nos casos de emergências.


EM SÃO CARLOS
A Divisão de Defesa Civil de São Carlos, subordinada à Secretaria Municipal de Governo, foi criada em 2005, por meio da Lei Municipal 13.557. Desde então, o órgão realiza o mapeamento das áreas de riscos, cadastrando os recursos disponíveis para a resposta aos desastres, e cadastrando voluntários para auxílio no trabalho preventivo, educativo e cultural. A unidade possui uma sede e três veículos, que são utilizados pela equipe operacional no atendimento à comunidade.

 

 

 

Endereço:
Rua Joaquim Inácio de Moraes nº 209, cruzamento com a Rua Domingos Mendonça
Bairro: Vila Irene - São Carlos / SP
 
Telefones: (16) 3367-3157 | 3368-3044 | 3368-1781 | 3368-1437
Telefone Emergência: 199
E-mail:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
 

 

Simbologia

O hexágono na cor laranja projeta a dinâmica operacional da Organização Internacional de Defesa Civil, semelhante ao sistema de vida das abelhas, onde cada um desempenha suas funções próprias, sempre em benefício da comunidade.

 

 

O triângulo azul representa os 3 (três) âmbitos de atuação da Defesa Civil, quais sejam: Federal, Estadual e Municipal, destacando, também com sua presença, a existência de um posto de observação e alerta dentro do quadro geral da Proteção e Bem-Estar Social.

 

 



O brasão do município de São Carlos procura transmitir o pensamento de que  comunidade é parte integrante do Sistema de Defesa Civil.

 


O Código Especial 199 – Defesa Civil 
É um serviço telefônico especial, não tarifado, destinado à comunicação de emergência com a Defesa Civil, de âmbito local, tendo como público-alvo a população do município.
 

 
PARCERIAS E VOLUNTARIADOS
A Defesa Civil de São Carlos tem realizado parcerias que apresentam resultados importantes para o município, das quais se destacam as seguintes:

Pluviômetro. Umidade Relativa e Temperatura.

• Pluviômetro: Através do aparelho a Defesa Civil realiza a medição e registro da quantidade de chuva diária, acumulada e mensal em planilhas na qual podem ser armazenados dados que podem servir para análises e estudos;
• Previsão do Tempo: Em parceria com a CEDEC/ SP, recebe previsões de tempo diariamente, podendo prevenir-se e ficar em estado de alerta quando forem previstas chuvas que possam vir a ocasionar danos ao município.
• Relatório de Focos: Através da parceria com o INPE/SP (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais de São Paulo) é possível o recebimento dos Focos de Incêndios nas Unidades de Conservação (UC) de São Carlos, quando a Defesa Civil poderá acionar os órgãos competentes e tomar as devidas providências para que estes incêndios possam ser combatidos, minimizando assim os danos causados.
• Umidade Relativa e Temperatura: A Defesa Civil realiza a medição através do aparelho Termo-Higrômetro que monitora e informa, diariamente, a umidade relativa do ar, bem como a temperatura.
 

VOLUNTARIADO - Dia Nacional do Voluntariado - 28 de Agosto
A Defesa Civil de São Carlos não conta atualmente com voluntários.

Esse serviço é importante e fundamental, pois permite que a Defesa Civil possa contar com a colaboração espontânea de pessoas na execução de tarefas específicas em situações de emergência. Os interessados em fazer parte do grupo de voluntariado podem obter maiores informações pelos telefones (16) 3368-4927 ou (16) 3368-1437.

OCORRÊNCIAS
As ocorrências atendidas pela Defesa Civil, podem ser das mais variadas, dentre as quais podemos citar:

• Alagamentos e Enchentes
• Fogo e Fumaça em Terrenos e Chácaras
• Queda de Fiação em Via Pública
• Processos Erosivos
• Incêndios (Residências, Indústrias, Veículos e Matas)
• Queda de Árvores
• Árvores com Risco de Queda
• Derramamento de Óleo em Via Pública
• Danos e Avarias em Construções Civis
• Acidentes de Trânsito
• Quedas de Postes de Energia Elétrica
• Produtos Perigosos
• Vazamento de Gases
• Buracos em Vias Públicas
• Outdoors com Risco de Queda
• Quedas de Faixas em Via Pública
• Quedas de Veículos de Viadutos
• Veículos Afundados em Via Pública
• Acidentes Rodoviários
• Muros e Paredes com Risco de Queda
• Ponte com Infra-estrutura Abalada
• Árvores com Galhos entre Fios Elétricos