Ajuda PDF Imprimir E-mail
A seguir você conhecerá mais detalhes dos principais componentes do Portal da Prefeitura de São Carlos, que irão auxiliar a sua navegação.

Perguntas e respostas

Como está organizado o Portal da Prefeitura de São Carlos?
Para melhor atender os munícipes o Portal da Prefeitura de São Carlos está organizado em uma nova forma de navegação direcionada ao público. Assim, encontramos em todas as páginas do Portal o cabeçalho padrão com  a navegação entre os Portais da Prefeitura (Portal da Educação, Portal da Transparência,  Portal do Servidor,  Portal dos Conselhos, Portal Pró-Equidade de Gênero, Diário Oficial Online, Orçamento Participativo, Balcão de Empregos Online, SIM Online e o próprio Portal da Prefeitura) e mais cinco audiências (Prefeitura, Servidor, Cidadão, Empresa e Cidade) que são seções específicas ao usuário.

Como os conteúdos estão organizados na página inicial?
Na página inicial, você tem acesso às várias funcionalidades disponibilizadas para facilitar a localização das informações publicadas no Portal ou relacionadas com a Prefeitura de São Carlos. Desta forma temos notícias em destaque, notícias mais recentes,  localização do radar e acesso rápido através de banners, menus (Mais Acessados e Serviços Online). As informações sobre os serviços prestados pela Prefeitura à população estão organizadas de acordo com o público e o usuário, a navegação é feita por meio das audiências (Prefeitura, Servidor, Cidadão, Empresa e Cidade). Você pode acessar os serviços e informações destinados à prefeitura, cidadãos e empresas, além de informações sobre a nossa cidade.

Os menus Mais Acessados,  Serviços Online e Servidor?
Encontramos na página inicial três menus, o primeiro, contém os assuntos mais procurados pelos usuários do Portal da Prefeitura; já o Serviços Online, são links rápidos aos serviços oferecidos pelo SIM sem acessar diretamente a página principal do SIM. Há também o acesso ao Portal do SIM através do item SIM Online. E por último, o menu Servidor, onde são encontrados o Holerite Eletrônico e a Inscrição para os cursos da Escola Municipal de Governo.

Como estão organizados os conteúdos nas audiências?
Cada audiência contém assuntos específicos. Em Prefeitura, informações institucionais da administração direta e indireta e utilidades referentes à instituição, por exemplo, plano municipal de segurança pública, coleta seletiva, orçamento participativo, etc.; o Portal do Servidor é o meio onde você Servidor encontra os seus direitos e seus deveres, apresentados de maneira simples e organizada, para facilitar a sua vida.;em Cidadão estará listado todos os serviços direcionados ao munícipe nos mais diversos assuntos; Empresa tem por objetivo oferecer aos empresários, estabelecidos ou não no município, condições de se relacionar e obter informações; e por último, cidade, contendo informações a respeito do município de São Carlos.

Qual a diferença entre informações, serviços e informações sobre serviços?
A Informação é conjunto de dados convenientemente organizados utilizados para aumentar o conhecimento de uma pessoa. Um serviço é o trabalho desempenhado para outros, cidadãos, empresas e instituições, podendo ser para dentro ou fora da organização de atendimento. Informações sobre serviços são instruções para obtenção do serviço como: descrição do serviço, documentos necessários, prazos, taxas, etc.

Como procurar os serviços dentro de cada audiência?
Na página inicial de cada audiência você encontrará um menu com todas as categorias(por exemplo: cultura, educação, etc.) e no corpo da página, as categorias com alguns serviços listados. Caso você já tenha conhecimento do assunto, dirija-se diretamente à categoria e busque na listagem o serviço que procura, caso contrário, procure no menu "Serviços de A-Z" onde constarão todos os serviços disponíveis em ordem alfabética.

Em que resolução eu posso visualizar as páginas do Portal?
Recomenda-se a utilização da resolução 800X600 e cores de 16 Bits, no mínimo.

Qual navegador posso utilizar?
O Portal da Prefeitura de São Carlos foi desenvolvido para ser acessado a partir dos navegadores usuais. Melhores resultados são obtidos utilizando o Internet Explorer 7.0 ou superior, ou Firefox 2.0 ou superior.

Como posso ter acesso a Pagina inicial?
Para ter acesso a página inicial, basta clicar no item "Inicial", ou no Brasão do Município" no cabeçalho padrão.

Busca no Portal
Para facilitar o acesso aos serviços, notícias e informações, o portal disponibiliza serviço de busca. Em geral,  pode ser feita a partir da página inicial. Basta inserir o que você procura e clicar no botão "OK". Para refinar sua pesquisa, utilize a busca avançada. No modo de busca avançada você pode selecionar o que será exibido: palavra-chave, todos os termos, qualquer termo e  frase exata.

Contato
Para enviar uma mensagem para o Governo da Cidade de São Carlos, basta clicar no ícone "Contato" e preencher o formulário seguindo os seguintes passos: digite seu nome no campo específico (o preenchimento deste campo só não é obrigatório no caso de denúncia). No campo e-mail o procedimento é o mesmo aplicado ao campo nome. Para que a mensagem seja encaminhada ao órgão que detém competência para responder é obrigatório que o assunto seja selecionado, neste caso também basta um clique.  O campo "Mensagem" é o espaço destinado à digitação da mensagem desejada.

Ouvidoria
A Ouvidoria Geral do Município de São Carlos é a instância que permite ao munícipe fazer críticas, denúncias, sugestões e/ou elogios à Administração Pública Municipal. Representa um importante passo para a efetivação de uma cultura-cidadã na qual as reclamações, denúncias e sugestões não se percam em meio aos trâmites burocráticos, além de ser um poderoso instrumento gerencial para a constante renovação de políticas públicas e de modernização administrativa.
Para enviar uma mensagem para a Ouvidoria, digite obrigatoriamente os campos "nome", "CPF", "endereço", "bairro", "cidade "e "telefone para contato" (será observado sigilo do denunciante). No campo "Mensagem" é o espaço destinado à digitação da mensagem desejada.

Como posso saber a respeito de informações da Cidade de São Carlos?
As informações a respeito da cidade de São Carlos você encontra na audiência "Cidade".

Dicas de navegação
• Vá direto á audiência de acordo com o assunto desejado: Prefeitura, Servidor, Cidadão, Empresas e Cidade.
• Selecione o evento da vida em que poderia ser encontrado o serviço ou então tente achá-lo a partir dos assuntos disponíveis. Como por exemplo "Turismo".
• Se você não encontrou o serviço ou a informação que necessita, selecione o botão pesquisar que se encontra no cabeçalho de todas as páginas do portal.
• Se você ainda não encontrou o que precisa, tente refinar a pesquisa.
• Utilize o mapa do site para conhecer todos os conteúdos disponibilizados pelo Portal da Prefeitura de São Carlos. O mesmo serviço poderá ser acessado a partir de diferentes estruturas.
• Um determinado serviço pode ser acessado a partir de diferentes categorias.
• Use o mapa do Site para conhecer toda a estrutura do portal e ir diretamente ao assunto desejado.