INCENTIVO AO USO SOFTWARE LIVRE PDF Imprimir E-mail
O QUE É SOFTWARE LIVRE ?
Software Livre (Free Software) é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificações implica em que o código fonte esteja disponível. E importante não confundir software livre com software grátis porque a liberdade associada ao software livre de copiar, modificar e redistribuir, independe de gratuidade. Existem programas que podem ser obtidos gratuitamente mas que não podem ser modificados, nem redistribuídos. Por outro lado, existe a possibilidade de uso não-gratuito em todas as categorias listadas no que segue. Há uma cópia da definição de software livre pela Free Software Foundation.

 

"Software livre permite compartilhar conhecimento, riqueza da humanidade"

 
Fonte: http://www.softwarelivre.gov.br
 

 

POR QUE USAR SOFTWARE LIVRE?
• Utilizar o software para qualquer finalidade;
• Ter acesso ao código fonte e poder modificá-lo;
• Poder copiá-lo e executá-lo;
• Ter o seu computador equipado com software de qualidade a um custo baixo ou nulo;
• Ficar livre da pirataria;
• Incentivar o desenvolvimento de tecnologia local;
• Interagir e compartilhar soluções com sua comunidade, seja física ou virtual.
 


LICENÇA DO USO DO SOFTWARE
Todo software que usamos tem uma licença de uso, que regulamenta os direitos e deveres do usuário, garantias e outras coisas. Softwares Livres costumam adotar um tipo de licença já existente ao invés de criar uma para si. A mais comum é a GPL, criada pela Free Software Foundation.
 

No Brasil, o Governo Federal tem uma tradução oficial dessa licença, unida à licença Creative Commons, que tem os mesmos princípios. Aqui está o link para versão traduzida em portguês dessa licença.

 
Nela estão as garantias do software e o mais importante, o comprometimento do usuário em não distribuir o programa sem o código fonte, a fim de outros possam continuar usando, modificando-o conforme a suas necessidades, e até melhorando-o, contribuindo com a comunidade que utiliza aquele software.
 


QUEM USA?
• Grandes Corporações como IBM, que ativamente investem milhões no Linux e em softwares livres
• Prefeituras municipais, como Caxias do Sul, São Carlos com a Lei Municipal 12.883/2001
• Governo Federal
DataSUS

 

EM SÃO CARLOS
"A Prefeitura Municipal de São Carlos apóia e incentiva o uso de Software Livre, principalmente através da Lei Municipal 12.883/2001.