Frontpage Slideshow (version 2.0.0) - Copyright © 2006-2008 by JoomlaWorks
O QUE É? PDF Imprimir E-mail
O Orçamento Participativo (OP) foi implantado em São Carlos no ano de 2001. É uma iniciativa democrática da Administração Municipal que permite à população:

• Participar do processo de definição e implementação das políticas, planos, programas e projetos de obras e serviços públicos
• Controlar e fiscalizar as obras e serviços públicos e os seus mecanismos de financiamento, gerenciamento e execução, bem como a participação da iniciativa privada nos empreendimentos públicos
• Constituir associações representativas para promoção de direitos difusos e/ou coletivos, contribuindo no planejamento e execução de obras e serviços públicos

COORDENADOR


ENDEREÇO
Avenida São Carlos, nº1885 - Centro - 1ºAndar (esquina com  Rua Major José Inácio)
Horário de Atendimento: segunda à sexta, das 8h às 18h
Telefone: (16) 3307-2255 |  3307-4700
E-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
OP DE EMBU DAS ARTES VISITA COORDENADORIA DE ORÇAMENTO PARTICIPATIVO E RELAÇÕES GOVERNO COMUNIDADE DE SÃO CARLOS (COPRGC)

No dia 4 de julho de 2011 a COPRGC recebeu a visita  do Conselho do OP de Embu das Artes, além de membros de outros Conselhos Municipais. A idéia era trocar experiências, conhecer a metodologia de trabalho, assim como os avanços e desafios enfrentadas pela Coordenadoria para fomentar a democracia participativa no município de São Carlos.

A Coordenadora, Géria Montanar, apresentou o trabalho que o OP vem desenvolvendo ao longo de dez anos no município, além das iniciativas como a criação da Casa dos Conselhos, com o objetivo de articular todas as informações dos 37 Conselhos do município de São Carlos. Foi destacada, também, a realização anual, desde 2009, do Encontro dos Conselhos e desenvolvimento de ações de formação para os conselheiros municipais.

Com a palavra aberta a todos os conselheiros participantes foi possível a troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e levantamento de sugestões o que enriqueceu significativamente o debate.

A Coordenadora do OP enfatizou a importância de que sejam garantidas as ferramentas de gestão democrática nos municípios que já as criaram.  “É importante que se continue a  avançar e garantir que a população tenha condições efetivas de se utilizar dos instrumentos já disponibilizados pelos governos mais progressistas, para que o cidadão possa não só acompanhar, mas participar da gestão do seu município”.