PREFEITO PARTICIPA DO FÓRUM VIA FUTURO EM SÃO PAULO |
O prefeito Paulo Altomani, acompanhado do Secretário de Transporte e Trânsito, Márcio Marino, participou nesta quarta-feira (11), na capital, do Fórum Via Futuro promovido pelo Ministério das Cidades, por meio do Departamento Nacional de Trânsito – Denatran. O encontro teve como objetivo debater a segurança no trânsito em território brasileiro, servindo de referência para a Conferência da ONU, em Brasília, quando serão avaliados os avanços do tratado assinado pelo Brasil em Moscou, em 2010.
A abertura oficial foi feita pelo Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que falou da meta de redução em 50% das mortes no trânsito em 10 anos. "Seguindo resolução emitida pela ONU na qual o período de 2011 a 2020 ficou definido como a 'Década de ações para a segurança no trânsito', resolvemos realizar o Fórum. Hoje os acidentes relacionados ao trânsito já são a principal causa de mortes de crianças e adolescentes de até 14 anos no Brasil. Por isso a importância da participação dos municípios nesse trabalho, para que possamos atingir a meta".
O ministro reafirmou, ainda, que além de representar uma deficiência estrutural das grandes cidades, a questão do trânsito é um problema de saúde pública. "Por isso, o poder público precisa atuar nesse tema com extrema responsabilidade".
Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), diariamente cerca de 3 mil pessoas morrem em ruas e estradas de diferentes países; e, se nada for feito, no ano de 2020 o trânsito vai matar 1,9 milhão de indivíduos e deixar outros 50 milhões com alguma sequela. De acordo com o secretário Márcio Marino a realização do evento é imprescindível para que o país consiga a redução de mortes no trânsito. "Aqui vamos discutir, com técnicos e especialistas da área, as novas tecnologias, a mobilidade e a segurança e também será a oportunidade para conhecermos experiências que deram certo".
Para o prefeito Paulo Altomani a discussão é importantíssima para o desenvolvimento de novos modelos de campanhas educativas, bem como, de engenharia de tráfego. "Porém tudo deve começar pela mudança cultural da sociedade em relação aos pedestres, ciclistas, motoristas e pedestres".
No segundo dia de debate serão discutidos temas como Lei Seca, o uso de capacetes para motociclistas e passageiros e coletes de segurança para profissionais e a utilização de simulador na capacitação de motoristas. Entre 2010 e 2014 foram capacitados mais de 115 mil motoristas profissionais em todo o país.
Também participaram da abertura do Fórum o ex-governador Cláudio Lembo, o bicampeão de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, o presidente do Denatran, Alberto Angerami, secretário municipal Transportes de São Paulo, Jilmar Tatto e o presidente do Detran-SP, Daniel Annenberg.
(11/11/2015)
|