TAMY SATO ASSUME A SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO DIA 1° DE NOVEMBRO |
A servidora de carreira da Secretaria de Educação, Tamy Sato, formada em Pedagogia pela UNICAMP, mestre em Metodologia de Ensino pela UFSCar, formação em Educação Especial e especialista em Libras, assume a partir de 1º de novembro a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. Nilson Garcez, membro do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CONDEF) e voluntário da ONG MID será o chefe de gabinete.
Segundo o prefeito Paulo Altomani a ideia é que nos próximos dois meses a Secretaria já esteja estruturada, para que no início de 2016 já sejam implementados projetos em benefício do segmento. “Solicitei a Tamy e ao Nilson que conversem com as demais secretarias, pois existem projetos na Cidadania, na própria Educação, que a partir da estruturação da nova pasta, serão coordenados por eles. A nossa intenção é que as nomeações estejam no diário da próxima sexta-feira, dia 30. Os demais cargos da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida somente serão nomeados em janeiro de 2016”, confirmou o prefeito.
Altomani disse, ainda, que a nova secretária tem formação e qualificação, além de envolvimento e trabalho em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. “A Tamy Sato é membro do CONDEF e do Conselho Municipal de Educação, especialista em libras e educação especial, com um grande trabalho já desenvolvido e o Nilson milita nessa área há mais de 20 anos”.
Nilson Garcez garante que o trabalho é grande. “Nossa atenção também será voltada para a acessibilidade, eliminando as barreiras arquitetônicas, fator essencial para a inclusão social das pessoas com deficiência”.
Para a nova secretária o desafio é grande. “É uma Secretaria nova, que precisa ser estruturada, porém fico muito feliz em poder iniciar esse trabalho. Vamos trabalhar em grupo com o CONDEF, ONGs e entidades que já vinham participando na militância pela causa das pessoas com deficiência. Vejo que a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida é uma pasta articuladora, que vai acoplar várias ações, algumas que já existem, mas que agora poderão ser potencializadas e desenvolver novos projetos, como a instalação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro”, pontuou a futura secretária.
Rede Lucy Montoro - A Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Plano de Ação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, aprovou a solicitação do município para a instalação de uma unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro. Serão liberados recursos financeiros na ordem de R$ 2,5 milhões para a montagem de um Centro Especializado de Reabilitação (CER Tipo III), que se destina a atender às deficiências físicas, auditivas e intelectuais, e de uma Oficina Ortopédica. Os tratamentos são realizados por equipes multidisciplinares, composta por profissionais especializados em reabilitação, entre médicos fisiatras, enfermeiras, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos e fonoaudiólogos.
Atualmente, a Rede de Reabilitação Lucy Montoro conta com 16 unidades em funcionamento em todo o Estado e realiza mais de 100 mil atendimentos por mês.
(26/10/2015)
|