REUNIÃO DA APREC EM JARINU DISCUTE CRISE DOS MUNICÍPIOS
REUNIÃO DA APREC EM JARINU DISCUTE CRISE DOS MUNICÍPIOS PDF Imprimir E-mail
O prefeito Paulo Altomani participou nesta quinta-feira (15), na cidade de Jarinu, da segunda reunião da Associação de Prefeitos da Região Central  (Aprec). A pauta do encontro foi a crise atual dos municípios.
 
O prefeito de Jarinu, Vicente Zacan, fez a abertura do evento falando da situação do município. "Precisamos despertar a sensibilidade dos governos estadual e federal e do Tribunal de Contas. Precisamos levar uma pauta de reivindicações. Estamos engessados, endividados. O Tribunal de Contas tem que ter um olhar diferenciado com relação ao déficit dos municípios, porque não é má gestão, e sim, a crise nacional que estamos vivendo", ressaltou Zacan.
 
O presidente da Associação dos Municípios e prefeito de São Manuel, Marcos Monti, salientou que a saída é a união dos municípios. "Precisamos bater na porta do Congresso Nacional juntos, cobrar dos nossos parlamentares com relação ao pacto federativo. Temos diminuição de receita, já cortamos serviços públicos, mesmo assim, não conseguimos cumprir com todos os encargos e investimentos previstos em lei. Precisamos nos mobilizar e levar as nossas reivindicações á União e ao Tribunal de Contas".
 
No encontro, o prefeito Paulo Altomani destacou o endividamento  do município devido aos saques que sofreu por parte do Tesouro Nacional. "Perdemos mais de R$ 73 milhões, devido a isso temos R$ 40 milhões em dívidas com fornecedores e prestadores de serviços, porém precisamos cumprir a lei, não podemos deixar de investir os índices estabelecidos, caso contrário o Tribunal não aprova nossas contas”, explicou. Altomani também disse que pretende reivindicar que os recursos da merenda escolar também façam parte dos 25% obrigatórios de investimento na educação, assim como custos com os uniformes.
 
No final da reunião ficou definida a elaboração de um documento que será entregue ao Estado, União e ao Ministério Público. O próximo encontro será na primeira quinzena de novembro, quando será definida uma data para a paralisação de todas as prefeituras do interior paulista.
 
Estiveram presentes os prefeitos de Campinas, Valinhos, Cordeirópolis, São Manuel, Itupeva, São João da Boa Vista, Boa Esperança do Sul, Itatiba, Itobi, Descalvado, Vargem, Rio das Pedras, Matão,  Águas de Lindoia, Eldorado,  Cabreúva, Nazaré Paulista, entre outros que fazem da Aprec.
 
(15/10/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos