PROFESSORES RECEBEM KIT EDUCACIONAL CONTRA A DENGUE |
A Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, em parceria com a Prefeitura de São Carlos e demais secretarias, recebeu nesta semana no auditório da Escola Estadual Álvaro Guião, os kits educacionais para a campanha contra a dengue. O evento contou com a presença de professores da rede e com uma palestra com o diretor da “Brincando e Educando - Projetos Educacionais em Saúde”, Walter José Gualberto, idealizador da I Olimpíada contra a Dengue e contra outras doenças causadas pela picada do mosquito Aedes-aegypti.
A participação dos professores e diretores da rede municipal foi de extrema importância. Todos receberam instruções sobre como trabalhar com o Kit “Kikito, o mosquito malvado da dengue”, compreendendo o passo a passo do “jogo” que envolverá todos os alunos, comunidade escolar, bairros e o município de São Carlos.
“A capacitação dos professores é fundamental nessa “olimpíada”. Eles serão os primeiros agentes formadores dos agentes mirins, nossos alunos, multiplicadores de informações, vigilantes atentos e participantes interativos dessa jornada. Os alunos se envolverão nesse projeto interdisciplinar, projeto de ação e consequentemente de resultados positivos”, salientou Walter Gualberto.
No encontro, a chefe de Divisão da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, apresentou informações importantes e destacou a importância dos alunos contra a dengue por meio do Kit Educacional. “A metodologia inovadora propõe a redução de 30% de criadouros, criando atitudes organizadas envolvendo alunos, familiares, parentes, vizinhos e amigos sobre essa responsabilidade, não só da Dengue, mas também da Chikungunya e Zika”.
Para o chefe de gabinete, José Maria Loureiro Diniz “desenvolver ações de prevenção, controlar epidemias, divulgar informações, esclarecer dúvidas, vigiar e conscientizar todos a partir do espaço escolar é objetivo já definido para mobilizar os cidadãos na eliminação dos criadouros do mosquito transmissor, combatendo os perigos e as causas dessas doenças”.
(08/10/2015)
|