TRIBUNAL DE CONTAS DESTACA TRABALHO DA PREFEITURA EM SAÚDE, MEIO AMBIENTE E TECNOLOGIA |
O prefeito Paulo Altomani, acompanhado dos Secretários Municipais, Douglas Marangoni (Planejamento e Gestão), José Poianas (Fazenda), Waldomiro Bueno de Oliveira (Governo), participou na segunda-feira (5), no Centro de Convenções Rebouças, da divulgação dos dados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), referentes ao ano de 2014 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Para Altomani, mesmo com os bloqueios o governo obteve boas notas nos serviços considerados essenciais.
Durante o anúncio que contou a presença da presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Cristina de Castro Moraes, o governador Geraldo Alckmin falou da importância da divulgação dos dados. “É um importante instrumento que é colocado à disposição de todos os municípios paulistas para que haja efetividade nas ações, sendo avaliados em educação, saúde, planejamento e gestão fiscal, meio ambiente, e do outro lado a tecnologia de informação", disse o governador.
Com avaliação de notas de A a C, a cidade de São Carlos obteve nota “B” em educação, “B” em saúde, “B+ em meio ambiente, “A” em cidade, “B” em tecnologia, “C” em fiscal e “C” em planejamento. Para o Secretário Municipal de Fazenda, a pasta foi prejudicada na avaliação devido as prioridades escolhidas. “Como viramos o ano de 2014 com um resto de contas a pagar, priorizamos a folha de pagamento dos servidores, o que prejudicou o pagamento de alguns fornecedores, isso pesou na avaliação do tribunal de contas”, explicou Poianas.
Sobre a avaliação no Planejamento, a pasta foi afetada por o município não cumprir algumas metas devido aos devido aos bloqueios que somaram mais de R$ 75 milhões. “Temos um Plano Plurianual que traçamos para 4 anos. Com os saques, não conseguimos cumprir algumas metas de 2014, por priorizarmos a compra de medicamentos, merendes e médicos, deixando de fazer algumas obras como era o nosso desejo”, disse Douglas Marangoni.
De acordo com o prefeito Paulo Altomani, as boas notas em saúde, educação e meio ambiente, mostram as prioridades do governo. “Se analisarmos as notas individuais, percebemos que tivemos excelentes notas no que consideramos prioridade, mesmo com os saques, mantemos a boa qualidade nos áreas que consideramos essenciais para a população e para a cidade. Vamos continuar trabalhando forte para melhorar todos os índices no próximo ano”.
(06/10/2015)
|