ALTOMANI ACOMPANHA MUTIRÃO DA CATARATA NA SANTA CASA DE SÃO CARLOS |
O prefeito Paulo Altomani e o secretário municipal de Saúde, Marcus Petrilli, estiveram no último sábado (29), na Santa Casa de São Carlos, para acompanhar o mutirão de cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio.
A convite do provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, o prefeito e o secretário de Saúde, acompanharam um procedimento cirúrgico para conhecer a técnica utilizado pelo hospital, com anestesia à base de colírio tópico.
“A cirurgia demora alguns minutos e o paciente volta a enxergar rapidamente. Realmente é uma maravilha a nova técnica. Ninguém precisa ficar internado e a incisão é mínima”, comentou Altomani.
Marcus Petrilli parabenizou a Santa Casa pela organização. “A demanda é grande, principalmente porque o hospital atende pacientes de outras cidades, porém o procedimento é rápido e totalmente gratuito”, observou o secretário.
A Santa Casa de São Carlos foi contemplada pelo governo federal com a verba de R$ 528,7 mil para realizar cerca de 800 novas cirurgias oftalmológicas de catarata e pterígio. Em julho 110 pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) foram operados. Na primeira quinzena de agosto foram 110 cirurgias de catarata e 60 de pterígio. No último sábado foram realizadas mais 82 cirurgias de catarata e 68 de pterígio.
A verba destinada à Santa Casa contabilizou a pontuação no ranking estadual, no qual o hospital foi o segundo no interior paulista a realizar o maior número de procedimentos cirúrgicos em oftalmologia, que inclui catarata e pterígio.
Para o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior, a verba extra proporciona a continuidade do programa. “O volume de pacientes mostra a necessidade de se fazer essas cirurgias, e ainda prestar serviço à população de forma gratuita”, ressaltou.
De 2013 a junho de 2015 foram realizados mais de 7 mil procedimentos cirúrgicos nesta especialidade. Todos feitos para atender aos pacientes do SUS de São Carlos e região. Em média, foram realizadas 200 cirurgias por mês nesses últimos dois anos.
(01/09/2015)
|