PREFEITURA RECEBE PROPOSTA DE CRESCIMENTO URBANO DA AEASC |
Nesta terça-feira (19), durante a 12ª reunião do Núcleo Gestor Compartilhado da Prefeitura de São Carlos, para discutir a revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE), o presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos – AEASC, Giuliano Cardinali, entregou formalmente o documento “Análise da Forma de Crescimento da Área Urbanizável de São Carlos”, uma proposta para a atualização do Plano Diretor Estratégico, para a secretária municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Lauanna Campagnoli.
O documento apresenta um modelo de aplicação do índice de outorga onerosa que adequa valores, formatos e tabelas para um crescimento uniforme da cidade e que acompanhe o atual traçado da área urbana, com mudanças que vão reduzir os custos de implantação de infraestrutura básica como rede de água, esgoto, energia elétrica, facilitando a construção de habitações sociais mais próximas dos serviços públicos, reduzindo os custos de loteamentos e assim, de valor de mercado dos lotes.
A “Análise da Forma de Crescimento da Área Urbanizável de São Carlos” pretende ainda potencializar o uso dos atuais vetores viários e equipamentos públicos existentes, respeitando a vocação natural do território municipal e induzir o crescimento da cidade na principal bacia (Córrego do Monjolinho) já ocupada.
“Acreditamos ser essa a forma mais racional de crescimento da cidade de São Carlos já que ela está embasada em fundamentos técnicos discutidos exaustivamente na AEASC. Vamos aguardar a análise do poder público municipal”, disse Cardinali.
A secretária Lauanna Campagnoli agradeceu as propostas apresentadas pela AEASC. “É uma demonstração de que o processo está participativo e transparente. Além das propostas apresentadas hoje temos diversas outras que serão analisadas e discutidas no âmbito do Núcleo Gestor Compartilhado, responsável pela Revisão do Plano Diretor, a partir da próxima semana”, garantiu a secretária.
(18/08/2015)
|