PROFISSIONAIS DA REDE PÚBLICA DE SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE HEPATITES VIRAIS PDF Imprimir E-mail
A Secretaria de Saúde de São Carlos realizou nesta quarta-feira (29), no auditório do Paço Municipal, uma capacitação para os profissionais da rede municipal de saúde com o tema “Hepatites Virais”. A primeira palestra foi ministrada pela enfermeira Centro de Atendimento a Infecções Crônicas (CAIC), Cintia Martins Ruggiero, que falou sobre os indicadores do município. “Nos últimos dois anos foram confirmados 452 casos de Hepatite C e 432 de Hepatite B em São Carlos, que são as transmitidas pelo contato sexual ou contato com sangue. Lembramos que a doença é silenciosa, geralmente apresenta sintomas somente após 15 anos do vírus no organismo”.
 
A enfermeira ressaltou, ainda, que as pessoas podem fazer o exame em qualquer período do ano, gratuitamente, na rede pública de saúde. “Em São Carlos a população pode fazer o teste em qualquer unidade básica de saúde (UBS), unidade de saúde da família (USF) ou no Centro de Atendimento a Infecções Crônicas (CAIC), que além dos testes de Hepatites Virais B e C, também realiza exames de HIV/AIDS e sífilis”, lembrou Cintia Martins Ruggiero.
 
A médica gastroenterologista do CAIC, Drª Silvana G. F. Chachá ministrou a segunda palestra com o tema “Rastreamento e Diagnóstico”. A médica afirmou que nãoexistem manifestações clínicas ou padrões de evolução patognomônicos dos diferentes agentes. “O diagnóstico etiológico só é possível por meio de exames sorológicos e/ou de biologia molecular. As equipes de atenção básica têm papel relevante no diagnóstico e no acompanhamento das pessoas portadoras, sintomáticas ou não, de hepatites”.
 
Já Isabella Gerin de Oliveira, diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), explicou que a rede realizou uma campanha durante toda a semana, com distribuição de folhetos em todas as unidades de saúde com informações sobre as Hepatites Virais. “E hoje realizamos a capacitação em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Hepatites Virais, 28 de julho, data estabelecida pela Organização Mundial de Saúde com objetivo de aumentar a sensibilização e a compreensão das hepatites virais e das doenças que elas provocam. Acreditamos que a informação é uma forma de alerta para a realização dos testes e com isso reduzir a cadeia de transmissão”.
 
O Centro de Atendimento a Infecções Crônicas (CAIC) está localizado na rua 7 de Setembro, nº 2.277, no centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3419-8240.
 
Hepatites - São doenças silenciosas, causadas por vírus que prejudicam o fígado. As hepatites podem levar a cirrose e câncer. São classificadas por letras do alfabeto: hepatite A, B, C, D e E. As hepatites B e C são doenças transmitidas pelo contato sexual ou contato com sangue. Como se prevenir: use preservativos e tome as 3 doses da vacina de hepatite B (previne para B e D). Vacine as crianças para hepatite A e não compartilhe material de uso pessoal (alicates de cutícula, lâminas de barbear, escova de dente etc.). Para hepatite C não existe vacina. Os testes para hepatites B e C estão disponíveis nos serviços de saúde para todas as pessoas. Se você tiver mais de 40 anos, é muito importante fazer o teste da hepatite C. Você pode ter sido exposto a esse vírus na juventude. As hepatites B e C têm tratamento gratuito no SUS.
 
(29/07/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos