PROJETO SOCIAL DO SAAE NO VARJÃO CONCLUI CICLO DE PALESTRAS |
Paralelamente à execução das obras que garantirão água de qualidade para a região do Varjão, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Carlos está desenvolvendo ações socioambientais, para os moradores e proprietários da região e dos distritos vizinhos. O projeto inclui a realização de espaço vivencial, assembleia geral, atividades recreativas e apresentação teatral; orientação da população sobre as técnicas de limpeza de caixa d’água e sua importância, conscientização sobre os benefícios da água tratada e da importância da conservação da obra e dinâmica para mobilizar os participantes para as questões relacionadas à preservação ambiental.
Desde setembro de 2013 cerca de 300 alunos, do Ensino Fundamental e Médio, da Escola Estadual “Adail Malmegrim Gonçalves”, no Distrito de Água Vermelha, participaram de palestra dentro do projeto. Com o tema “Uso consciente da água”, a última palestra do ciclo foi ministrada no final de abril para 35 alunos do Ensino Médio da escola, pelo biólogo e educador ambiental Rafael Maribelto da Costa.
Segundo Aparecida Carolina M. Santos, assistente social do SAAE, o projeto com os alunos prevê ainda visitas às obras de construção do reservatório e visitas monitoradas ao Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) de São Carlos. “Também já temos agendada a entrega de um Parque Infantil (dia 23 de maio de 2015, sábado, às 10h, na rua Vera Helena Trinta Pulcinelli, Tutoya do Vale) e mais um Espaço Vivencial (dia 30 de maio de 2015, sábado, das 9h às 13h, no Centro Comunitário de Água Vermelha), com palestras, apresentação de teatro, ações de educação ambiental e atividades recreativas, brinquedos infláveis e outros. Todos então convidados”, anunciou.
Obras - Com orçamento de cerca de R$ 3 milhões, o projeto de abastecimento da região do Varjão é financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), sem onerar os cofres públicos, com investimento a fundo perdido.
O projeto inclui 6500 metros de adutoras de interligação entre os bairros próximos; de 9500 metros de rede de abastecimento; a construção de um poço com vazão de 270 m³/h e de um reservatório elevado, de 30 metros de altura, com capacidade para 600 mil litros de água.
(07/05/2015)
|