TIRO DE GUERRA AJUDA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NA CONTAGEM DAS NOTIFICAÇÕES DOS CASOS SUSPEITOS DE DENGUE |
Com a ajuda do Tiro de Guerra de São Carlos, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, está agilizando o sistema de contagem das notificações dos casos suspeitos de Dengue encaminhados tanto pela rede pública, como particular e conveniada de saúde.
Além de prosseguir ajudando nas ações de combate à Dengue e apoiar as equipes médicas na triagem dos pacientes que estão sendo atendidos nos hospitais de campanha, instalados pela Prefeitura na Vila Prado e no Cidade Aracy, 14 atiradores do TG 02-035 estão trabalhando juntamente com a equipe administrativa da Vigilância Epidemiológica na contagem das notificações.
Segundo a chefe da Vigilância Epidemiológica, Márcia Pallone, os alunos do curso de Enfermagem da ETEC Paula Souza e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) também estão auxiliando nesse trabalho. “Com isso podemos informar mais rapidamente o número de casos suspeitos de Dengue na nossa cidade”.
Márcia lembrou, ainda, que não é somente uma questão de contagem das notificações. “É necessário separar todas as notificações recebidas, averiguar uma a uma, depois repassar as informações à equipe de combate à endemias para a adoção das medidas necessárias ao combate do vetor”.
Em situações epidêmicas, caso de São Carlos, a coleta e o fluxo dos dados devem permitir o acompanhamento da curva epidêmica, com vistas ao desencadeamento e avaliação das medidas de controle.
Com o número maior de pessoas trabalhando, em menos de uma semana, a Vigilância Epidemiológica já conseguiu contabilizar mais duas mil notificações, passando, portanto para 9.569 notificações de casos suspeitos da doença no município.
(30/04/2015)
|