CIDADANIA REALIZA A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DO IDOSO PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio do Conselho Municipal do Idoso, realizou nesta quarta-feira (22), no auditório do Paço Municipal, a 2ª Conferência Municipal do Idoso com a temática “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Brasil de Todas as Idades”.
 
Na abertura do evento, os grupos de Canto e de Prática Instrumental da Fundação Educacional São Carlos (FESC), alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade (UATI), fizeram uma apresentação especial que agradou o público que lotou o auditório do Paço Municipal. Já o Grupo de Palhaços, também da UATI, recepcionou os participantes durante o credenciamento.
 
Com base no tema, foram abordados quatro eixos: gestão, financiamento, participação e Sistema Nacional de Direitos Humanos. Da conferência, foram retiradas propostas e escolhidos dois delegados que participarão da Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, prevista para ser realizada de 28 a 30 de setembro, na cidade de Águas de Lindóia.
 
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, explicou que o debate tem o objetivo de sensibilizar as instituições, a sociedade e os próprios idosos sobre a importância da sua participação ativa no meio social. “É importante que a pessoa idosa seja protagonista na efetivação dos seus direitos. Nosso objetivo é romper com os preconceitos de que o idoso é inativo ou incapaz”, afirmou.
 
Segundo a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nilva Helena Rodolfo Rodrigues, a Conferência é um momento de reflexão sobre o comprometimento da sociedade, dos próprios idosos, gestores públicos e conselheiros em prol dos direitos da pessoa idosa. “Hoje tivemos a oportunidade de avaliar o que já está sendo realizado na cidade e o que ainda é necessário. Já tivemos progressos, porém sempre é preciso avançar”.
 
O prefeito Paulo Altomani disse que a administração está fazendo o possível para terminar a obra de reforma do Centro do Idoso Vera Lúcia Pilla. “Tivemos um problema na execução da obra e também serão necessários mais recursos, já que a reforma foi abandonada pela administração passada, por isso tivemos que refazer o projeto já que o local estava deteriorado e inclusive invadido”, ressaltou o prefeito.
 
Localizado à rua Joaquim de Moraes, na Vila Irene, depois de pronto, o Centro continuará a atender pessoas acima de 60 anos através de atividades físicas, oficinas, teatro e convivência.  A reforma foi orçada em R$ 229 mil reais, porém será necessário um aditivo de R$ 53 mil para a conclusão dos serviços.
 
Participaram da Conferência o prefeito Paulo Altomani, a secretária de Cidadania e Assistência Social, Wiviane Tiberti, a chefe da Divisão de Políticas e Atendimento ao Idoso e às Pessoas Portadoras de Deficiência, Sônia Ferraz, o diretor presidente da FESC, Ney Vilela, os vereadores Lineu Navarro e Penha, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Nilva Helena Rodolfo Rodrigues, a representante do Conselho Estadual do Idoso, Nilma Gibertoni, Karina Gramani Say, do Departamento de Gerontologia da UFSCar, Nilson Garcez, presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, Otávio Peão, presidente do Conselho Municipal do Idoso de Araraquara, Dina Maria, articuladora da Saúde do Idoso da Divisão Regional de Saúde de Araraquara, além de representantes de associação de idosos das cidades de Descalvado (SP) e de Umuarama (PR). 
 
(22/04/2015)
 
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos