SANTA ANGELINA E ARNON DE MELO RECEBERAM MOBILIZAÇÃO CONTRA A DENGUE |
A chuva forte que atingiu São Carlos no sábado não impediu que a Prefeitura realizasse a mobilização contra a dengue nos bairros Santa Angelina e Arnon de Melo. As equipes foram reunidas às sete horas da manhã em frente à portaria do Campus 2 da USP. Foram 90 pessoas e dezessete caminhões, além de uma retroescavadeira e uma pá carregadeira envolvidas na operação. O material recolhido foi o suficiente para encher o equivalente a 45 caminhões. A maior parte servia de criadouro para o mosquito transmissor da dengue, Aedes Aegypt.
A chuva apenas impediu a panfletagem e o trabalho casa a casa, que foram adiados. Mas o recolhimento de entulho, galhos, móveis, sofás, metais e todo o tipo de inservíveis foi feito normalmente. “A participação dos moradores foi fundamental, ouviram o carro de som e muitos já haviam deixado em frente às casas os materiais para serem recolhidos”, elogiou o secretário de Serviços Públicos, José Carlos Correa.
No começo da ação as equipes da Prefeitura encontraram um problema recorrente nas ações, uma casa com todo o tipo de material, desde recicláveis até lixo comum. “Uma ameaça à saúde pública, sabemos que muitas pessoas vivem da reciclagem, mas o acúmulo sem critério põe em risco a vida destas pessoas e dos vizinhos”, alertou o secretario de Saúde, Marcus Petrilli. Somente de uma residência as equipes retiraram material para encher quatro caminhões.
Além dos secretários de Saúde e Serviços Públicos, também participaram da ação os vereadores Dé Alvim, Sérgio Rocha, que mais uma vez colocou os caminhões próprios para auxiliar, e Lucão Fernandes, presidente da Câmara. O bairro já havia passado por nebulização para combater a proliferação do mosquito transmissor da dengue. “Estamos fazendo o trabalho de pente fino na cidade, buscando rua a rua os criadouros, mas precisamos cada vez mais da ajuda da população. Quem presenciar o descarte irregular de sofás, entulho ou qualquer coisa que sirva de criadouro, denuncie para nós. O telefone 156 é o canal de comunicação”, reforçou o secretário de Serviços Públicos.
Nesta segunda-feira, já com a participação de mais uma empresa contratada para o recolhimento de materiais e o combate aos criadouros, as equipes vão estar no bairro Romeu Tortorelli, já nas primeiras horas da manhã.
(16/03/2015)
|