CIDADANIA DESENVOLVE CICLO DE HUMANIZAÇÃO EM PARCERIA COM A SANTA CASA |
A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, por meio da Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, desenvolveu um calendário de capacitação e sensibilização para profissionais de saúde da Santa Casa de Misericórdia, que acontecerá nos dias 11, 12 e 20 de março, no Centro Integrado de Humanização.
A iniciativa, que contará com a parceria do Centro de Atendimento em Infecções Crônicas da Prefeitura, partiu da própria equipe do Centro Integrado, que reconheceu a necessidade de sistematizar e informar toda a equipe de atendimento a respeito das particularidades que envolvem a diversidade sexual e a cidadania da população LGBT. “É função de toda a equipe de enfermagem um atendimento pautado no princípio da dignidade humana, no direito as liberdades individuais, no respeito à identidade e na orientação sexual de cada paciente”, afirmou a coordenadora do Centro de Humanização Juliana Fernandes Tedesco.
A capacitação seguirá todos os protocolos e legislações instituídas no âmbito no Ministério da Saúde, com base em diversas outras legislações e decisões na esfera da saúde. De acordo com a chefe de Divisão de Políticas para a Diversidade Sexual, Ângela Lopes, as recentes legislações garantem, por exemplo, que travestis e transexuais tenham sua identidade de gênero respeitada, permitindo que a utilização do nome, seja condizente a sua identidade, o chamado “nome social”. “Estas legislações garantem principalmente que nenhum cidadão seja discriminado ou sofra prejuízo no atendimento e no acesso aos serviços de saúde em razão de sua orientação sexual e identidade de gênero, dessa forma, capacitar, orientar e sistematizar o atendimento a essa população é um dever institucional e permitirá minimizar os conflitos ainda muito comuns nestes espaços”, destacou a chefe de Divisão.
Durante a reunião, também foi discutida a possibilidade da criação de um “Protocolo de Atendimento” para orientar toda a equipe de profissionais da Santa Casa. O protocolo permitirá a sistematização e o fortalecimento do atendimento humanizado e respeitoso a todos os indivíduos LGBT´s. “As ações refletem no nosso compromisso com a implementação de ações de saúde que contribuam para a garantia dos direitos humanos”, disse a Secretária de Cidadania Wiviane Tiberti.
Além da chefe de Divisão Ângela e da Coordenadora do Centro Integrado Juliana, a reunião contou com as presenças da psicóloga Giuliana Pratti Velloso de Lima e da psicóloga do Centro de Atendimento em Infecções Crônicas Ana Maria Zabeu.
(26/02/2015)
|