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PANFLETAGEM DO DIA CONTRA A VIOLÊNCIA DO IDOSO CONSCIENTIZA A POPULAÇÃO |
A Prefeitura de São Carlos realizou na última sexta-feira (15), uma panfletagem para chamar a atenção da população para o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Durante todo o dia, funcionários da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, da Divisão de Políticas e Atendimento ao Idoso e pessoas atendidas por esses serviços estiveram na Praça do Mercado Municipal entregando panfletos informativos e conversando com a população sobre o problema. O objetivo da panfletagem foi orientar e informar sobre os direitos dos idosos, com base no Estatuto, atendendo, e visando a proteção e bem estar do idoso, entre outros. De acordo com estatísticas nacionais, a cada ano mais de 600 mil pessoas ingressam nessa faixa etária no país e a estimativa é que em 2020 o total chegue a 25 milhões de idosos. Os serviços da Divisão de Políticas e Atendimento ao Idoso e às Pessoas Portadoras de Deficiência, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, passaram a ser oferecidos em 2003. Eles são voltados ao atendimento de denúncias, garantindo que os direitos dos idosos e pessoas portadoras de deficiência não sejam violados. De acordo com a chefe da Divisão, Fátima Regina Rodrigues, as denúncias podem ser feitas pessoalmente ou por telefone, com identificação do denunciante ou não. Após a denúncia ser feita, a Divisão preenche uma ficha com a descrição da denúncia. “A partir desse momento, realizamos uma visita inicial para apurar os fatos e fazer uma avaliação das condições em que esta pessoa vive. Nesse momento, procuramos entrar em contato com a família, que é chamada em reunião na Divisão para os encaminhamentos necessários”, ressaltou. A Divisão está locada junto ao Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), localizado na rua 13 de maio, 1.372, no centro. O telefone da Divisão é o telefone (16) 3307-7799. A maior parte dos casos refere-se a abandono, que configura como ausência de assistência por familiares, pelo Poder Público ou instituições. Após monitoramento do caso, se a situação não se resolver, o serviço encaminha o caso para o Ministério Público. Foto: Mariucha Magrini/PMSC (19/06/2012) Compartilhe essa informação
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