BARBA PARTICIPA DE ENCONTRO DO PROGRAMA BRASIL PRÓXIMO
BARBA PARTICIPA DE ENCONTRO DO PROGRAMA BRASIL PRÓXIMO PDF Imprimir E-mail
3-conferencia-Brasil-proximo-1_siteO prefeito Oswaldo Barba participou nesta segunda-feira (22), do Encontro do Programa Brasil Próximo, ligado ao Governo Federal e que estimula a troca de experiências entre brasileiros e italianos.

Em cooperação técnica, estão envolvidas as cidades de São Carlos, Araraquara, Descalvado, Itirapina, Ribeirão Bonito e Rio Claro, que compõem um território intitulado “centro paulista” e é uma das cinco regiões brasileiras que se articulam com governos de regiões italianas para o programa.

Também prestigiaram o evento, o diretor presidente da Prohab e representante de São Carlos no programa, Marcos Martinelli, o assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura de São Carlos, Emiliano Saran Azevedo, o prefeito de Descalvado, Luis Antonio Panone, o prefeito de Itirapina, Omar de Oliveira Leite, o secretário de Governo de Araraquara, Luiz Zaccarelli Cunha, representando o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri, o secretário de Agricultura de Rio Claro, Carlos De Lucca, representando o prefeito do município, Du Altimari. Além da secretária Geral da Presidência da República Federativa do Brasil, Maria Cristina Sampaio Lopes, o secretário da região da Úmbria, na Itália, Stefano Vinti, o diretor Regional de Programação, Inovação e Competitividade da Úmbria, na Itália, Lucio Caporizzi e o secretário Parlamentar, Luiz Zucchi, representando o deputado Federal, Newton Lima.

O prefeito Barba destaca a capacidade da região do centro paulista em dar subsídios para as pesquisas de cooperação técnica entre os dois países. “Para nós é motivo de muita satisfação receber esta delegação de italianos em nossa cidade e região. Ao integrarmos as regiões podemos valorizar esses locais, expandindo suas vocações, criando oportunidades de negócios para ambas”, ressaltou o prefeito.

De acordo com Martinelli, que também atua como coordenador dos trabalhos do grupo na região, já são oito anos de cooperação técnica e ações de integração entre a região chamada de centro paulista e a região da Úmbria, na Itália. “Além de toda a contribuição, queremos o desenvolvimento sustentável, promovendo não só nosso município, mas a região como um todo, e o mesmo vale para a região na Itália, que também será beneficiada”, disse o incentivador do projeto.

O projeto também tem como foco o intercâmbio cultural entre os países, aliado ao econômico. A secretária Geral da Presidência da República Federativa do Brasil, Maria Cristina Sampaio Lopes, acredita que o programa é uma maneira de valorizar os dois países, fortalecendo e estreitando esses laços.

Foto: Mariucha Magrini/PMSC

(22/05/2012)


Compartilhe essa informação