SEMÁFOROS DO BOTAFOGO PRIORIZAM PEDESTRES
SEMÁFOROS DO BOTAFOGO PRIORIZAM PEDESTRES PDF Imprimir E-mail

O prefeito Oswaldo Barba colocou em operação na manhã de sábado (24) o novo sistema de semáforos implantados por técnicos da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito no cruzamento das avenidas Henrique Gregori, Tancredo Neves e José Pereira Lopes, local onde o trânsito passou por uma readequação geográfica (retirada da antiga rotatória) que permitirá o deslocamento de veículos e pedestres com fluidez e segurança.

 

“A instalação dos semáforos no Botafogo atende a uma demanda da paróquia da São Nicolau e dos alunos do Diocesano, que pleitearam no OP Educa essa melhoria”, lembrou o prefeito Oswaldo Barba. O prefeito fez questão de salientar ainda que os novos semáforos têm o objetivo organizar o trânsito de veículos, mas principalmente criar condições de segurança para os pedestres. “Antes o pedestre não tinha segurança para atravessar essas vias”, destacou Barba.

 

Com investimento de R$ 210 mil, além dos oito grupos focais semafóricos para veículos e dezenove grupos focais para pedestres, o cruzamento recebeu também demarcação viária horizontal e implantação de sinalização vertical.

O padre Eduardo Malaspina, pároco da igreja São Nicolau de Flue, lembrou que a necessidade de instalar um sistema de semáforos naquela rotatória tão perigosa foi uma reivindicação da comunidade católica daquela região e pediu, em oração, para que a segurança se instale no local. “Estamos fazendo história nessa região da cidade, melhorando cada vez mais a qualidade de vida das pessoas que moram aqui”, finalizou o padre.

 

A Coordenadoria do Orçamento Participativo diz que a demanda foi viabilizada por moradores da região, via OP e Igreja São Nicolau, além da contribuição dos alunos do Diocesano, via “OP Educa” em 2010, que  apresentaram a demanda pelos equipamentos. Alunos, pais e professores levantaram problemas da região e defenderam, na plenária, melhorias viárias na região.

 

A secretária de Transporte e Trânsito Regina Romão ressaltou que os técnicos da secretaria estarão acompanhando em horários diferenciados a operação do trânsito no local, para caso necessário realizar adequação de fluxo dos veículos com o tempo semafórico nas avenidas. Regina explicou ainda que outro grande diferencial foi à implantação de botoeira para a travessia de pedestres.

 

“Para ativar o semáforo de pedestres, a pessoa deve apertar o botão e deixar pressionado por 3 segundos. A partir deste momento o conjunto de semáforos se reprograma para priorizar a travessia do pedestre”, orienta.

De acordo com Regina, ainda estão sendo realizados ajustes nos tempos dos semáforos. “Estamos com agentes de trânsito e técnicos da Secretaria durante o dia e à noite no local para ajustar o que for necessário”, enfatizou.

 

Histórico da obra

No local havia uma rotatória que devido ao aumento do fluxo veicular ao longo dos anos, tornou-se pouco eficiente e foi substituída pelo cruzamento com sinalização semafórica.

 

Para a implantação dos novos semáforos, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito desenvolveu estudos no local e adotou uma medição que levou em consideração o tamanho dos veículos, velocidade e destino, isto é, veículos equivalentes por hora (equiv/h).

 

Os fluxos veiculares de pico na avenida Henrique Gregori e Tancredo Neves ultrapassam os 1.200 e 1.400 veículos equiv/h respectivamente e na Av. Pereira Lopes o fluxo é de 480 veículos equiv/h.

 

Constatava-se no local, nos horários de pico, a dificuldade de veículos em transpor a rotatória e a impossibilidade da travessia de pedestres. É o primeiro cruzamento totalmente equipado com bolachas de leds. A opção refletirá na economia de cerca de 80% da energia elétrica consumida se comparado ao uso de lâmpadas incandescentes. Outro fator relevante é a durabilidade das bolachas a led, estimadas em até 70 mil horas de uso. Isso reverterá em economia na manutenção do sistema, principalmente com deslocamentos de pessoal e veículos.

 

Também participaram do evento a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Cidinha Duarte, o vice-prefeito Emerson Leal, a secretária de Transporte e Trânsito, Regina Romão, o secretário de Obras, José Jairo de Salles, o vereador Equimarcílias Freire, o pároco da Igreja São Nicolau, Eduardo Malaspina e o administrador regional da Vila Prado, Wagner dos Santos.

 

(26/03/2012)



Compartilhe essa informação