Feminino Expandido
Feminino Expandido PDF Imprimir E-mail
Mês da Mulher tem o projeto Feminino Expandido

Com o objetivo de discutir a produção artística da mulher, com destaque para a mulher afrodescendente na sociedade brasileira, a Prefeitura de São Carlos realiza, dentro das comemorações do Mês da Mulher, o projeto Feminino Expandido.

Organizando pela Coordenadoria de Artes e Cultura, em parceria com a secretaria de Cidadania e Assistência Social, o projeto será realizado durante todo o mês de março com oficinas, exposições e mesas redondas, aberto para o público em geral, com destaque para o público feminino.

O projeto é um desdobramento do que foi apresentado e executado em março de 2007 em São Carlos, no Centro de Cultura Afro-Brasileira Odette dos Santos, e em março de 2010 no Museu Afro Brasil, em São Paulo.

O Feminino Expandido pretende ampliar e dinamizar a circulação de visitantes pelo Centro de Cultura Afro-Brasileira a partir da proposição de um olhar mais focado nas questões que envolvem a condição feminina, especialmente, a mulher afrodescendente.

Para dar início ao projeto, será realizada uma mesa redonda com o tema “O feminino na Arte e na minha Arte”, mediado por Alexandre Araújo Bispo, na próxima sexta-feira (9), das 18h às 19h30, no Centro de Cultura Afro-Brasileira.

O curador, pesquisador e cientista social, mestrando em Antropologia Social pela USP, Alexandre Araujo Bispo, fará a mediação desta mesa redonda que conta com a presença das três artistas que participam da exposição “Expandindo Olhares”, que tem como objetivo situar os participantes acerca da produção de Artes Visuais feita no Brasil por mulheres e, especialmente, por mulheres mestiças e negras ou que possuem trabalhos de arte que dialogam com a matriz africana.

A primeira oficina será realizada no próximo sábado (10), também no Centro de Cultura Afro-Brasileira, com a artista plástica Renata Felinto, das 15h às 18h.

O objetivo da oficina será apresentar aos participantes uma breve coletânea de imagens de obras de artistas mulheres que tentaram realizar o diálogo entre o ser feminino, a arte e a sociedade, tendo como fios condutores desta apresentação a produção de arte compreendida como um instrumento de compreensão de identidades e lugares sociais que extrapolam a visualidade. Para isso, serão utilizadas na metodologia pinturas, desenhos e colagens. Podem participar dessa oficina, jovens a partir de 16 anos.

Além da oficina e da mesa redonda também haverá a exposição “Expandindo Olhares” elaborada pela artista Renata Felinto e pelas artistas convidadas Ariane Neves e Juliana Brecht, que será aberta na próxima sexta-feira (9) das 19h às 21h30.  A exposição ficará até o próximo dia 28 de abril no Centro de Cultura Afro-Brasileira.

(08/03/2012)

 



Compartilhe essa informação