FEIRAS RESGATAM TRADIÇÃO EM SÃO CARLOS
FEIRAS RESGATAM TRADIÇÃO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Feiras Livres resgatam tradição antiga em São Carlos

Em somente dois dias de realização, o retorno das feiras livres já demonstrou o resgate de uma tradição, além de atrair os são-carlenses. Frutas, legumes e verduras frescas diretos da pequena produção dos agricultores familiares passaram, desde a última semana, a serem expostas em bancas instaladas em praças tradicionais de São Carlos. A iniciativa, que partiu do prefeito Oswaldo Barba, junto à secretária de Agricultura e Abastecimento, Regina Bortolotti, deverá, aos poucos, agregar mais produtos para serem comercializados.

“Considero a iniciativa excelente e acho que era isso que precisávamos: retomar as feiras que nos permitem comprar produtos mais frescos e saudáveis”, ressaltou a moradora da Vila Nery, Leni B. Caligaris. 

O lançamento da iniciativa aconteceu no último dia 28 na Praça XV e recebeu centenas de pessoas, que, de modo geral, propiciaram a venda de cerca de duas toneladas de hortifrutis. Paralelo ao benefício que geram à população, os pequenos agricultores de São Carlos também são gratificados.

Os expositores nas feiras são agricultores familiares de São Carlos e região, cadastrados na Secretaria de Agricultura e Abastecimento. A expectativa é expandir ainda mais o número de agricultores e, consequentemente, os produtos, atingindo até outras regiões da cidade.

O agricultor familiar, Cezar Alves de Oliveira elogiou a iniciativa da Prefeitura. “Estou muito contente com o movimento que a feira vêm gerando. As pessoas gostam disso e assim também podemos expor nossos produtos, que são agroecologicamente corretos”, comemora o agricultor.

As barracas se dividem por produtos como hortaliças, frutas e legumes, vendidos a preços acessíveis aos participantes da feira.

Para Rubens Sequin, que comprava laranjas na feira da Praça Brasil, na Vila Nery, a retomada das feiras é mais uma opção para aqueles que buscam produtos frescos e com preço bom.

A qualidade dos produtos comercializados nas praças são avaliados pelos técnicos da própria secretaria. “As pessoas se interessam por produtos agroecológicos e frescos, e acima de tudo, a tradição de passear pelo local, escolhendo com calma os produtos, diretamente com o agricultor. É um espaço para o convívio social e que ainda favorece a economia local”, opina o prefeito Barba.

Agricultura Familiar - São Carlos se destaca por possuir uma política de segurança alimentar e de aquisição de alimentos por meio da agricultura familiar. O objetivo que vem sendo cumprido é garantir a toda a população o acesso a alimentos de qualidade, incentivando práticas saudáveis obtidas por meio de fontes sustentáveis. 

Os hortifrutigranjeiros que abastecem o Banco de Alimentos da Prefeitura são adquiridos dos agricultores familiares cadastrados na secretaria, totalizando 252 trabalhadores. Todos os produtores que fornecem produtos para a Prefeitura recebem segundo a tabela de preços da Ceasa-Campinas.

De acordo com Regina Bortolotti, a cidade cumpre integralmente o que determina o FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento Escolar), que estabelece que 30% dos produtos da merenda sejam adquiridos da agricultura familiar. Além de fornecer alimentos de qualidade a cerca de 44 mil alunos da rede municipal e estadual, garantindo melhor rendimento a essas crianças, a aquisição de cerca de 73 toneladas de hortifrutigranjeiros/mês gera um investimento de R$ 205 mil a todos esses trabalhadores.

(02/03/2012)


Compartilhe essa informação