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SÃO CARLOS SEDIOU 51º FÓRUM PAULISTA DE SECRETÁRIOS E DIRIGENTES PÚBLICOS DE TRANSPORTE URBANO E TRÂNSITO |
Mais de 200 secretários e dirigentes de Transporte Urbano e Trânsito e representantes de 40 cidades estiveram reunidos em São Carlos na quinta (9) e sexta-feira (10) no auditório Bento Prado Júnior, sede da Prefeitura, para discutir temas como a Lei da Mobilidade Urbana, sancionada recentemente pela presidente Dilma Rousseff e que entrará em vigor em abril; Década Mundial de Segurança Viária – 2011/2020; atuação de concessionários e de empresas terceirizadas na fiscalização do trânsito; Resolução Contran nº 299/08 (Prazo para recurso intempestivo); acidentalidade no Brasil, Pátio de recolhimento de veículos; Recursos do Ministério das Cidades para projetos cicloviários; e licenciamento de ciclomotores.
Os assuntos foram debatidos no 51º Fórum Paulista que contou com estandes de exposição das empresas Digicon, Mercedes Benz do Brasil, Trnasdata Mobility Brasil, Cittati e Criar e reuniu a participação na instalação dos trabalhos do prefeito de São Carlos Oswaldo Barba, o deputado federal Newton Lima, o presidente do Fórum Paulista e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego Rogério Crantschaninov, o secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos de São Paulo, Jurandir Fernandes, o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Nilson Carneiro, além de Luis Carlos Mantovani Nespoli superintendente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP). O Fórum abordou também as ações de Transporte e Trânsito do município de São Carlos, em palestra do secretário municipal de Transporte e Trânsito Nilson Carneiro, e novos temas como o projeto de bilhete único para as regiões metropolitanas e aglomerados urbanos, apresentação a respeito do Detran/SP, experiências de regulamentação de moto frete, e a acidentalidade no trânsito do Brasil, a dimensão do problema e ações em nível estratégico para combater o problema. Luis Carlos Mantovani Nespoli superintendente da ANTP afirmou que São Carlos é uma cidade bastante aprazível. Ele agradeceu a acolhida da cidade ao fórum paulista. “A cidade é o lugar onde de fato as pessoas vivem, moram, estudam, trabalham, nascem e se desenvolvem o centro das pessoas, onde tudo acontece e por isso este fórum é o ambiente propício para se discutir essa qualidade de vida com o compartilhamento de problemas e soluções”, disse. O prefeito Oswaldo Barba disse ter a certeza de que o a 51ª edição realizada em São Carlos foi muito importante para o país e nossa região pela participação das discussões levantadas e contribuição para ao aprimoramento da legislação de Transporte e Trânsito em nível nacional. “Tivemos temas a contribuir, mas as discussões dos temas levantados tiveram importância e relevância porque também aprendemos muito com a experiência de outras cidades, onde geralmente os problemas que nós temos já foram resolvidos em outros lugares”, ressaltou Barba. Houve também reunião a parte com os representantes das cidades de São Carlos, São Paulo, Sorocaba, Santana do Parnaíba, Birigui, Campinas, Ribeirão Preto, Jundiaí, São José dos Campos, Mogi Mirim, Valinhos, São Bernardo do Campo, Mogi das Cruzes, Osasco, Araraquara, Ubatuba, Jacareí, Rio Claro, Sumaré, Araras, Porto Feliz, São Caetano, Ubatuba, Belo Horizonte, Guarujá, Cabreúva, Piracicaba, Itápolis e Igarapava. Para o presidente do Fórum Paulista e presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego Rogério Crantschaninov, o Fórum foi um ambiente propício para descobrir os problemas em comum, demandas parecidas. Nós, gestores de trânsito, temos a meta de buscar as soluções para temas como a mobilidade, o sistema de transportes e aglomeramentos urbanos”. O deputado federal Newton Lima lembrou que quando prefeito de São Carlos os idosos já a partir dos 60 anos passaram a ter o benefício da gratuidade do pagamento da tarifa do transporte coletivo. Preocupado com o aumento dos acidentes de trânsito e crescimento da frota de motos, o parlamentar apresentou, com apoio de especialistas e associação dos médicos, um projeto de lei com a proposta de mudança do Código Brasileiro de Trânsito que impede direção perigosa (zigue zag) dos motociclistas nas grandes vias. “A qualidade de vida das cidades passa por um trânsito e transporte adequado, civilizado e humano para que possamos diminuir cada vez mais as fatalidades, transitar com prioridade para o pedestre e ciclistas. Respeitar e fazer deste convívio a solidariedade e não a guerra”, ressaltou Newton Lima. (10/02/2012) Compartilhe essa informação
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