» PARCERIA CAPACITA SERVIDORES PARA O TESTE DO PEZINHO PDF Imprimir E-mail



A Secretaria Municipal de Saúde estará realizando nesta quarta, dia 6, das 13h30 às 17h, no auditório do SAAE, uma oficina com o objetivo de orientar e capacitar enfermeiros e auxiliares de enfermagem do serviço municipal de saúde sobre a realização do Teste do Pezinho, que tem por objetivo pesquisar doenças metabólicas ou genéticas congênitas, e os erros inatos do metabolismo (alterações do teste) das crianças que nascem no município.

A capacitação dos servidores está sendo feita em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo, que ficará responsável pelo cadastramento e triagem dos exames do Teste do Pezinho. A oficina vai discutir também a proposta de implantação de um Sistema de Vigilância dos Erros Inatos do Metabolismo na Divisão de Vigilância Epidemiológica a partir de 2007.

A Portaria GM/MS nº 822 de 06/062001 criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal, visando à detecção de casos suspeitos, confirmação de diagnóstico, acompanhamento e tratamento dos casos identificados de fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito e hemoglobinopatias.

Hoje, São Carlos não dispõe de um banco de dados com acompanhamento de casos suspeitos identificados na Triagem Neonatal e, portanto, sem a possibilidade de avaliar a incidência e a prevalência destas doenças. Entretanto, os testes são realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades do Programa de Saúde da Família.

Teste do Pezinho
O Teste do Pezinho é obrigatório por lei em todo o território nacional. Alguns municípios, inclusive, não permitem que a criança seja registrada em cartório se não tiver feito o teste anteriormente. Ele serve para a identificação de algumas doenças, como o hipotireoidismo congênito, a fenilcetonúria e as hemoglobinopatias (traço e doença falciforme).

Por que fazer o teste?
Porque essas doenças não apresentam sintomas no nascimento e, se não forem tratadas cedo, podem causar sérios danos à saúde, inclusive retardo mental grave e irreversível.

Quem deve fazer o teste?
Todas as crianças recém-nascidas, a partir de 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. Isto porque qualquer pessoa pode ter um filho portador da doença, mesmo que nunca tenha aparecido um caso na família.

Como é feito o tratamento?
O hipotireoidismo congênito é tratado com pequenas doses de hormônio tiroidiano. Já a fenilcetonúria requer uma dieta especial (inclusive o leite).

O que é traço falcêmico?
É uma alteração herdada dos pais que afeta, diretamente, as células do sangue. Essa alteração não é uma doença, mas, se duas pessoas com traço falcêmico se unem, seus filhos podem nascer com doença falciforme. Tanto o traço quanto a doença podem ser detectados através do Teste do Pezinho.

O que é doença falciforme?
É uma doença hereditária que provoca dificuldades na circulação do sangue. A doença falciforme causa crises de dor aguda, infecções graves, icterícia (cor amarela no branco dos olhos) e cansaço.

Onde se pode fazer o Teste do Pezinho?
Na maternidade automaticamente, antes da alta hospitalar, após o parto e nas unidades de saúde do município.

Quanto custa fazer o teste?
Nada. As Unidades da Saúde não podem cobrar por esse serviço, pois ele já é financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

(05/12/06)