| NOTA DE PESAR |
|
|
|
|
A Prefeitura Municipal de São Carlos manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor Emerson Pires Leal, que também exerceu o cargo de vice-prefeito do município por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2008 e de 2009 a 2012.
Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutor em Física, Emerson Leal iniciou sua carreira acadêmica na Universidade de Brasília e chegou a São Carlos no final da década de 1970. Ao longo de sua trajetória, teve destacada atuação na educação, na política e na vida pública, ocupando também os cargos de vereador e secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, função que exerceu por cinco anos. Foi ainda presidente do Fórum Nacional de Secretários de Ciência e Tecnologia.
Sua atuação também se estendeu ao movimento sindical e à organização da sociedade civil. Foi presidente da Associação dos Docentes da UFSCar, diretor da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil e participou da fundação de diversas entidades e associações de moradores, que até hoje desempenham importante papel na sociedade são-carlense.
Emerson Leal deixa um legado de participação pública e contribuição para o desenvolvimento político, social, científico e educacional de São Carlos.
Neste momento de tristeza, a Administração Municipal se solidariza com os familiares, amigos, colegas de trabalho e todos aqueles que tiveram a oportunidade de conviver com Emerson Leal, desejando força e conforto para enfrentar essa perda.
A Prefeitura de São Carlos presta suas condolências e reconhece a importância de sua trajetória e de sua contribuição para a história do município.
São Carlos, 3 de novembro de 2026.
Prefeitura Municipal de São Carlos
(05/11/2026)
|






