SANTA CASA INTEGRA PLANEJAMENTO DO MUNICÍPIO PARA GARANTIR ATENDIMENTOS DE SAÚDE DURANTE O RECESSO DE FIM DE ANO PDF Imprimir E-mail
alt
 
Mesmo com o recesso administrativo da Prefeitura de São Carlos no período de final de ano, os atendimentos de saúde essenciais à população estarão garantidos. Por meio de um planejamento conjunto entre a Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde e a Santa Casa de São Carlos, os serviços de urgência, emergência e atendimentos ambulatoriais estratégicos continuarão funcionando normalmente entre os dias 22 de dezembro e 4 de janeiro.
 
Durante esse período, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), o Hospital Universitário (HU) e a Santa Casa de São Carlos manterão o atendimento integral para casos de urgência e emergência. Pacientes com condições agudas devem procurar diretamente as UPAs e, quando necessário, serão encaminhados ao HU ou à Santa Casa.
 
Além da assistência hospitalar, a Santa Casa assumirá atendimentos ambulatoriais específicos que, em períodos regulares, são realizados na Atenção Primária, ou seja, nas Unidades Básicas e de Saúde da Família. A Maternidade Dona Francisca Cintra Silva garantirá o acompanhamento das gestantes em fase final de pré-natal, incluindo gestantes de alto risco.
 
A diretora de Práticas Assistenciais da Santa Casa, Dra. Carolina Toniolo Zenatti, explica que o acesso aos atendimentos seguirá um fluxo organizado, garantindo segurança e resolutividade. “Os pacientes com situações agudas devem procurar inicialmente as UPAs, onde será feita a avaliação e, quando necessário, o encaminhamento para a Santa Casa. Durante o recesso, manteremos ambulatórios específicos para atendimentos que exigem acompanhamento contínuo.
 
Isso inclui os pacientes vítimas de acidentes que necessitam de seguimento ambulatorial, bem como casos de doenças infectocontagiosas, que terão um atendimento especial neste período. Também estão contemplados os casos de mordedura por animais, com necessidade de profilaxia antirrábica, além do acompanhamento de pessoas com tuberculose e de pacientes que vivem com HIV/AIDS”.
 
O secretário municipal de Saúde, Leandro Pilha, reforça que a parceria foi construída justamente para proteger a população durante o período de recesso. “Esse planejamento entre a Prefeitura, a Secretaria de Saúde e a Santa Casa é fundamental. Teremos o recesso administrativo, mas a população continuará sendo atendida, tanto na urgência e emergência quanto nos atendimentos ambulatoriais necessários. O que normalmente ocorria nas UBS e USFs será absorvido por ambulatórios específicos aqui na Santa Casa. Isso é um planejamento pensado para todo cidadão de São Carlos, para que, na hora que precisar, tenha atendimento garantido”.
 
Leandro Pilha também esclarece que exames previamente agendados seguem normalmente. “É importante deixar claro que, durante o recesso, não foram marcadas consultas nas unidades básicas e da família, mas todos os exames já agendados, inclusive os realizados na Santa Casa e em serviços contratualizados, continuam acontecendo normalmente. Quem tem exame marcado deve comparecer no horário. A partir do dia 5 de janeiro, a agenda das unidades da atenção primária volta ao funcionamento normal”.
 
O prefeito Netto Donato destaca que o planejamento foi estruturado para garantir a continuidade da assistência à população. “Determinamos que esse período de recesso fosse cuidadosamente planejado para que nenhum cidadão ficasse desassistido. Esse trabalho integrado garante que nenhum paciente fique sem atendimento durante o recesso. Nos organizamos para que a Santa Casa possa absorver os atendimentos ambulatoriais específicos durante esse período, com atenção especial às gestantes em fase final da gestação e aos pacientes que necessitam de acompanhamento contínuo, reforçando nosso compromisso com uma assistência segura, organizada e humanizada”.
 
(19/12/2025)