SÃO CARLOS TERÁ HISTÓRIA E TURISMO SOBRE TRILHOS NO 16º ENCONTRO DE FERREOMODELISMO PDF Imprimir E-mail

alt

 

No próximo sábado e domingo, dias 20 e 21 de setembro, das 10h às 18h, na plataforma da Estação Ferroviária de São Carlos, localizada na praça Antonio Prado, s/nº, acontece o 16º Encontro de Ferreomodelismo de São Carlos e Região. Aberto à população, reunirá diversos amantes deste hobby. O  ferreomodelismo é uma paixão que move São Carlos e retrata história e turismo sobre trilhos.
 
Organizado pela Fundação Pró-memória, o evento, um dos maiores e mais tradicionais encontros de ferreomodelismo do país tem o apoio da Prefeitura de São Carlos e da Associação São-carlense de Ferreomodelismo Frateschi, única fabricante da América Latina de trens elétricos em miniaturas e réplicas de composições reais, situada em Ribeirão Preto, Rumo, Gil Hobby Trains e Expo Diecast.
 
Com a expectativa de receber  praticantes de vários estados que mantém viva a história de ferreomodelismo, o evento deve impulsionar o turismo local, atrair turistas, ao promover a valorização do patrimônio histórico e ferroviário, atraindo visitantes para São Carlos que poderão conferir as exposições de maquetes detalhadas que retratam diferentes épocas e paisagens, e fomentando a cultura ferroviária, com potencial para atrair e educar novas gerações sobre a história e o futuro do transporte ferroviário. 
 
A exposição promove também  a valorização do Patrimônio Histórico, com preservação e resgate da memória das antigas ferrovias e do transporte ferroviário, atraindo pessoas que buscam conhecer a história dos trens e das cidades onde as ferrovias foram importantes. 
 
Promove ainda, o fomento da Cultura Ferroviária, considerando que São Carlos,  é uma cidade marcada pela forte influência da ferrovia em sua formação e desenvolvimento, essa prática ganha ainda mais relevância, tornando-se um atrativo diferenciado dentro do cenário turístico local.
 
O turismo ferroviário e o ferreomodelismo andam lado a lado na preservação da história e na promoção da educação patrimonial. As maquetes e miniaturas em movimento despertam a curiosidade de crianças, jovens e adultos, que encontram nesse universo uma oportunidade de aprender de forma lúdica sobre a evolução dos transportes, a importância econômica das ferrovias e os laços sociais que elas ajudaram a construir.
 
“O encontro de ferreomodelismo de São Carlos, mais que um hobby, mantém viva a memória ferroviária da cidade, encanta e atrai visitantes de cidades de várias regiões, movimentando a economia criativa, o setor de hospedagem, a gastronomia e o comércio local. Além disso, a valorização dessa prática coloca São Carlos no mapa do turismo especializado, ampliando as possibilidades de atrair nichos de público interessados em história, tecnologia, artes manuais e cultura ferroviária”, ressalta  o secretário municipal de Cultura e Turismo, Leandro Severo.
 
Portanto, o ferreomodelismo não é apenas um passatempo apaixonante, é embarcar nessa viagem pela história sobre trilhos, um instrumento de fortalecimento da identidade cultural de São Carlos, ao mesmo tempo em que impulsiona o turismo e contribui para a preservação da memória ferroviária brasileira.
 
(18/09/2025)