COMCITI REALIZA PRIMEIRA REUNIÃO COM REPRESENTANTE DA NOVA GESTÃO |
Foi realizada nesta terca-feira (12/11) a primeira reunião do COMCITI (Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação) com a presença do vice-prefeito eleito, Roselei Françoso. No período pré-eleitoral, o conselho fez uma série de perguntas para todos os candidatos a prefeito. A primeira reunião com a nova gestão visa enfatizar a importância das ações futuras com relação a ciência, tecnologia e inovação.
O Conselho é vinculado à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. É composto por representantes de várias secretarias, entidades de classe, institutos de pesquisa, universidades públicas e privadas e tem como missão principal incentivar o desenvolvimento científico, tecnológico e a inovação, com vistas ao desenvolvimento sustentável da cidade, em apoio ao planejamento e a gestão da administração pública municipal.
Roselei Françoso reiterou o compromisso com a entidade, enfatizando a importância do plano de governo para a ciência, tecnologia e inovação na nova gestão. O vice-prefeito eleito ressaltou ainda a necessidade de novas reuniões após a composição do novo governo, para que todos os secretários das pastas envolvidas reafirmem o compromisso.
“Nós tivemos a oportunidade durante o período eleitoral, quando formulamos o plano de governo de abordar esses temas e hoje representando o prefeito eleito Netto Donato verificamos que estamos no caminho certo, nós ouvimos todas as demandas de conhecimento, tecnologia, inovação, de ciência e uma série de pautas que foram elencadas durante a campanha e respondemos, dentro daquilo que estava previsto no plano de governo como questões climáticas, educação, recursos humanos, sustentabilidade. Também a parceria com universidades, da estrutura para a inovação, incentivos fiscais, apoios e projetos de inovação social, são pontos importantes que fazem parte do plano de governo e que vamos tratar com a nova gestão e com as entidades envolvidas, eu particularmente agradeci muito o envolvimento da AEASC, do SEBRAE da Associação dos Contabilistas, Santa Casa, Unicep, secretários e diretores da prefeitura, uma série de entidades que participaram hoje, querendo saber as propostas do próximo prefeito e foi muito bom participar esclarecer alguns pontos juntamente com o professor Tundisi e sua equipe, falando o que São Carlos tem de melhor”, explicou Roselei.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação José Galizia Tundisi destaca que São Carlos tem um grande potencial na Ciência, Tecnologia e Inovação e o COMCITI tem um papel importante nas ações estratégicas para a transferência desse conhecimento em ações efetivas para o município.
“É uma grande oportunidade de promover o desenvolvimento econômico e social do município com base em ciência e tecnologia. São Carlos é uma das poucas cidades do Brasil que tem um volume de conhecimento avançado em todas as áreas da ciência, que pode e deve ser colocado para resolver os problemas do município, essa transferência de conhecimento deve ser feita com uma maior articulação dos órgãos do governo municipal, com a sociedade e universidades. O Conselho é o órgão que faz o plano estratégico de desenvolvimento científico e tecnológico de São Carlos, onde discutimos as prioridades, que depois passa para a secretaria que articula e coloca os recursos para fazer funcionar o sistema”, destacou Tundisi.
Marcelo Ferreira Lourenço, presidente do Conselho, destaca a importância de envolver os conselhos para que possam discutir questões estratégicas para melhoria do município.
“Nós fizemos a todos os candidatos a prefeito uma lista de perguntas pertinentes a área, recebemos as respostas e hoje foi para discutir com os representantes da gestão atual e da futura gestão, na presença dos conselheiros e convidados, acionar determinados dispositivos que venham melhorar certas características da nossa cidade, principalmente voltadas a sua mão de obra qualificada, questões ambientais, de desenvolvimento e foi uma reunião muito boa, atingimos o nosso objetivo, tivemos a presença de várias entidades e já podemos propor determinadas ações para serem tomadas logo no início da próxima gestão, visando um futuro com uma participação mais profícua da ciência, tecnologia e inovação em nossa cidade”, finalizou o presidente do Conselho.
O evento foi aberto ao público e contou com a presença de convidados, membros da AEASC (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de São Carlos), SEBRAE, Associação dos Contabilistas, Santa Casa, do Vereador Robertinho Mori representando a Câmara Municipal, além dos integrantes do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
|