SÃO CARLOS PARTICIPA DA SEMANA ESTADUAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PARA COMBATE AS ARBOVIROSES |
![]() |
![]() |
![]() |
![]()
A Prefeitura de São Carlos, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, vai realizar de 11 a 16 de novembro, atividades relacionadas à Semana Estadual de Mobilização Social Para Combate as Arboviroses, programada pela Coordenadoria de Controle de Doenças – CCD, da Secretaria de Estado da Saúde.
A ideia é realizar uma grande mobilização em todo o estado, com envolvimento da população para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor das arboviroses urbanas.
O Governo do Estado justificou a ação baseada no cenário epidemiológico das arboviroses referente ao primeiro semestre de 2024 em que demonstra que a transmissão se apresenta contínua durante todo o ano, com ascensão nos meses mais quentes e diminuição nos meses com temperaturas mais amenas.
A circulação simultânea das Arboviroses Urbanas (Dengue, Chikungunya e Zika), ocorrência de óbitos e circulação concomitante dos sorotipos DEN1, DEN2 e DEN3 também foi levada em consideração para a realização de ações de controle ao mosquito Aedes aegypti como prioritárias para redução da infestação.
De acordo com Denise Martins, diretora de Vigilância em Saúde, as ações de controle vetorial são realizadas sempre, porém a mobilização social será intensificada. “Vamos fazer panfletagem em diversas regiões da cidade para orientar a população quanto as medidas para eliminar e evitar a manutenção de criadouros nas residências e quanto aos sinais e sintomas das doenças. Também vamos montar a Tenda Educativa na Praça do Mercado Municipal com atividades lúdicas para as crianças e orientações para a população em geral, vamos montar um stand no Terminal Rodoviário para orientar os viajantes. As demais ações como visitas domiciliares já são realizadas o ano todo pelos Agentes de Combate às Endemias”, relata a diretora.
“Enfrentar o mosquito Aedes aegypti é uma tarefa contínua e coletiva, buscando prevenir doenças que podem aumentar no verão, principalmente quando as condições climáticas são favoráveis ao aumento dos mosquitos. Com as chuvas frequentes e altas temperaturas, a oferta de criadouros do mosquito Aedes aegypti aumenta ainda mais. Portanto, orientamos a população a fazer a eliminação dos criadouros com frequência", ressalta a Chefe de Seção de Informação, Educação e Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, Denise Scatolini.
Confira a programação da Semana Estadual de Mobilização Social para Combate as Arboviroses em São Carlos:
|