SECRETARIA DE SAÚDE EXIBE VÍDEO SOBRE TRAUMATISMO DENTÁRIO NAS ECOLAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Gestão do Cuidado Ambulatorial (DGCA), promoveu a exibição de um vídeo sobre traumatismo dentário durante a infância em todas as escolas da rede municipal e da rede estadual de São Carlos.
Com o objetivo de orientar os pais, alunos e professores sobre avulsão dental, o DGCA disponibilizou um vídeo curto, onde explica de forma simples e direta como proceder em caso de acidente, tanto para o dente de leite (decíduo) como também para o dente permanente.
A avulsão é um tipo de traumatismo dentoalveolar, que atinge um ou alguns dentes, os quais, por um período de tempo, foram desalojados do alvéolo (arrancados). As causas mais comuns de avulsão do dente são fortes pancadas na área da boca. 
A dentista, Dra. Nathalia Domingues, que realizou o vídeo ressalta a importância de conscientizar a comunidade escolar para o procedimento correto de cada situação do trauma. “Nós sabemos que quem lida com crianças está sujeito a passar por uma situação dessa, um grande número de crianças nessa fase vai ter algum tipo de trauma por queda, isso é inevitável, e saber como proceder em cada caso pode ajudar muito na recuperação e no tratamento desse trauma”, finaliza Nathalia.
Edvânia Reis, mãe de aluno, explica que o vídeo trouxe várias informações importantes que ela não conhecia. “Eu achei interessante saber os procedimentos, muitas mães não sabem como agir nesses casos, eu mesma não sabia e esse vídeo me ensinou. Informações são sempre importantes para a comunidade escolar”.
Ângela dos Santos, Articuladora de Saúde Bucal do DGCA e idealizadora do projeto, disse que pretende a cada início do ano letivo disponibilizar conteúdos similares para que pais, professores e alunos possam ser orientados com procedimentos corretos para cada tipo de ocorrência com os alunos.
 
(20/06/2024)
 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos