EVENTOS, SHOWS E DIVERSIDADE MARCARAM O ANO CULTURAL EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

 

A Prefeitura Municipal de São Carlos promoveu grandes eventos, shows, exposições, seminários, festas temáticas e oficinas em 2023, além de desenvolver uma variedade de projetos culturais. As realizações dinamizaram a economia da cidade em segmentos como rede hoteleira e comércio, geraram emprego e renda e principalmente levaram muito lazer e cultura para a população.
 
As atrações foram variadas, coordenadas pela Comissão Municipal de Eventos e por diversas secretarias municipais – apoiadas, em grande parte, pelo Departamento de Artes e Cultura da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura. A difusão cultural também contou com atividades como o Circuito Arena, Histórias na Praça, Teatro para Todos, Projeto Dançar e oficinas, bem como outros eventos realizados pelo Centro Municipal de Artes e Cultura (CEMAC).
 
Passaram por São Carlos artistas de renome nacional como Renato Teixeira, Banda Ira, Cezar & Paulinho, Gilberto & Gilmar, Hamilton de Holanda, Elba Ramalho, Leci Brandão, Michel Teló e Banda RPM, além de dezenas de artistas da casa como Rodrigo Zanc, Pedro Vítor & Mariana, Rodrigo Lancelotti, Fernando & Caitano, Banda Doce Veneno e Vinil 78, entre outros.
 
Os eventos também foram especiais e diversificados e abrangeram atividades como Carnaval, Encenação da Paixão de Cristo, Festa do Milho de Água Vermelha, Exposição Nacional de Orquídeas, Festa do Clima, Festas Juninas, Sertanejão da Catedral, Festa da Laranja com Açúcar, Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida da Babilônia, 20ª Mostra do Dia Internacional da Animação, Circuito Arena Especial de Aniversário, 1ª Conferência de Ciência e Tecnologia, São Carlos Experience e Festival Chorando Sem Parar.
 
Valeria Mazzola, diretora do Departamento de Artes e Cultura, destacou que a programação das atividades culturais oficiais do município foi representativa por estes e outros motivos. “Prestigiamos também os nossos artistas locais, dando oportunidades para mostrarem sua arte e seus trabalhos, e o CEMAC realizou atividades de formação através de vários projetos e 40 oficinas, todas de forma gratuita e que atenderam cerca de 650 pessoas. Além disso, mantivemos em atividade o Projeto Dançar e que atende crianças e adolescentes, portanto, foi um ano de muitas realizações e, em 2024, seguiremos fomentando e difundindo a arte e a cultura em São Carlos”, comenta Valéria.
 
Para o Coordenador da Comissão de Eventos, Leandro Severo, o ano de 2023 marcou um novo momento para as atividades realizadas pela Prefeitura. “Investimos muito na qualidade dos eventos, com melhor infraestrutura de palco, som, telões de Led, ambulância, segurança, fechamento, gradis e montagem de praças de alimentação. Tudo foi pensado para dar mais segurança e tranquilidade para as famílias. Nossas atividades contaram com grandes atrações, ao mesmo tempo em que prestigiaram os artistas locais”, disse Leandro.
 
O secretário municipal de Governo, Netto Donato, lembrou que 2023 foi um ano para comemorar as realizações de diversas ações e projetos ligados a arte e cultura em nossa cidade. “Quero parabenizar os artistas, o trabalho conjunto entre Prefeitura e sociedade civil e fico muito feliz pelas realizações culturais que tivemos. Conforme determinação do prefeito Airton Garcia, vamos dar continuidade no apoio aos artistas locais e intensificar ainda mais as ações para a implementação de novas políticas de incentivo à cultura de São Carlos em 2024”, finaliza Netto.
 
27/12/2023