PREFEITURA ENTREGA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA UBS SANTA FELÍCIA PDF Imprimir E-mail

 

A Prefeitura Municipal de São Carlos entregou, nesta sexta-feira (22/12), a reforma completa e ampliação da Unidade Básica de Saúde (UBS) “Dr. Benjamim Lopes Ozores”, no Santa Felícia, que ganhou remodelação interna e externa. Também foi inaugurada a denominação de “Luiz Paulo Selvágio” à farmácia da unidade, localizada anexa ao prédio, e que igualmente passou por reforma.
 
A obra contemplou melhorias estruturais na parte interna, pintura da unidade, modificações na fachada, troca do alambrado e instalação de uma academia ao ar livre no estacionamento e que ficará à disposição da população, entre outros serviços. A farmácia também foi contemplada com serviços como pintura e melhora da acessibilidade.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Jora Porfírio, muitas reivindicações de munícipes e servidores da UBS Santa Felícia passam a ser atendidas com esta intervenção. “Tínhamos muitas reclamações quanto a sala de espera na UBS Santa Felícia por conta de fatores como o espaço físico e o Sol na calçada e que agora estão resolvidos. A população pediu uma reforma, pediu melhorias nas instalações físicas e começamos a entregar as obras por aqui por, entre outras questões, ser uma unidade que abrange um grande território”, explica Jora.
 
O presidente da Comissão de Saúde e Proteção Social da Câmara Municipal, vereador Lucão Fernandes, agradeceu a Prefeitura pela atenção dada ao projeto. “A Secretaria Municipal de Saúde apontou e o prefeito Airton Garcia entendeu a necessidade de se fazer esta reforma e hoje nós estamos com uma unidade totalmente recuperada para a população e com melhores condições de trabalho aos funcionários”, avalia o vereador.
 
Netto Donato, secretário municipal de Governo, comemorou a conclusão da obra e os benefícios que esta ação traz à população. “O Santa Felícia é um dos maiores bairros da cidade e a gente fica muito feliz em poder entregar mais uma obra, neste caso a restauração da unidade e ampliação, com farmácia nova e academia ao ar livre. O prefeito Airton Garcia pediu para que a gente estivesse atento a todos os detalhes e é isso que a gente tem feito para entregarmos uma saúde melhor do que já temos”, disse Netto.
O vice-prefeito Edson Ferraz lembra que esta é apenas mais uma melhoria essencial que a Prefeitura executa na região. “Tivemos o recape de 100% do Santa Felícia, a intervenção na nascente do Córrego do Mineirinho, a entrega do complexo esportivo do Santa Angelina e, agora, temos a reforma geral da Unidade Básica de Saúde, que está em boas condições e que trará um atendimento ainda melhor a todos os usuários”, enfatiza Edson.
 
Atualmente, a UBS Santa Felícia atende cerca de 25 bairros e mais de 10 condomínios e dispõe de 38 profissionais em suas instalações – seis auxiliares de enfermagem, três técnicos de enfermagem, três enfermeiras, três clínicos gerais, dois pediatras, três profissionais do Mais Médicos, um médico clínico/psiquiatra, dois ginecologista e obstetras, quatro auxiliares de saúde bucal, quatro dentistas, um fisioterapeuta, um psicólogo, um nutricionista e quatro assistentes administrativos.
 
Até o momento, somente em 2023, foram realizados 115.676 atendimentos na unidade, sendo 38.092 atendimentos individuais, 7.697 atendimentos odontológicos, 57.770 procedimentos individualizados, 11.690 doses de vacinação e 416 atividades coletivas.
 
Durante o período de execução da obra, a população foi atendida provisoriamente no posto do SAAE Santa Felícia, sem redução do número de atendimentos ou procedimentos. Com a entrega da reforma da unidade, os pacientes voltam a ser assistidos na UBS Santa Felícia a partir da próxima quarta-feira (27/12), das 7h às 17h, agora usufruindo de novas acomodações.
 
22/12/2023