PREFEITURA DE SÃO CARLOS E RUMO ADOTAM MEDIDAS PARA COMBATER NOVAS ENCHENTES NO CÓRREGO DO MONJOLINHO |
Construção de travessia subterrânea garante maior capacidade de vazão das enchentes para evitar novos alagamentos na região
Há um ano, a cidade de São Carlos enfrentou uma das maiores chuvas da sua história. No dia 28 de dezembro de 2022, foi registrada uma precipitação de 263,6 milímetros que provocou uma série de transtornos em todo o município. De acordo com a Defesa Civil, o volume de chuvas no mês na época registrou o triplo da média histórica mensal, acumulando 776,4 milímetros. O volume representou mais da metade da pluviosidade média anual do município, que é de 1,4 mil mm.
As chuvas que geraram decretos de emergência reconhecidos pelo Governo Federal, resultaram em diversos planos de ação para buscar minimizar situações decorrentes de eventos climáticos adversos. Entre as iniciativas, a Prefeitura em conjunto com a Rumo, operadora de ferrovias de carga que opera na região, executaram uma série de obras no córrego do Monjolinho para proporcionar segurança a toda a população.
O primeiro passo foi a construção de uma travessia subterrânea (Tunnel Liner). Iniciado em setembro deste ano, a nova estrutura foi construída após a aprovação das etapas de engenharia. Concluída neste mês, a nova estrutura conta com 90 metros de comprimento, 3 metros de diâmetro e inclui o reforço de alas de concreto.
“O túnel executado pela empresa Rumo será fundamental para auxiliar na vazão do volume das águas pluviais vindas dos córregos Monjolinho, Mineirinho e Gregório neste período de maior índice pluviométrico. Este túnel deixará de existir quando a ponte definitiva for concluída”, explica João Muller, secretário de Obras Públicas.
“É uma medida que visa mitigar os impactos das chuvas que são mais frequentes nesta época do ano”, explica Adriano Bonatto, gerente de Engenharia e Planejamento de Infraestrutura da Rumo. “Com a conclusão da travessia subterrânea, nosso próximo passo é avançar nas obras da ponte que representará uma solução definitiva para os problemas de enchentes neste local”, conclui.
Segundo Bonatto, a ponte terá 84 metros de estrutura metálica, três vãos, pilares em concreto armado e fundação em estaca raiz. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos até julho de 2024.
Plano de contingência - Em outubro deste ano, a Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Governo, de Segurança e da Defesa Civil, alinhou uma parceria com a Rumo, e juntos elaboraram um Plano de Contingência para os munícipes durante os períodos chuvosos (2023/24).
A concessionária possui um contrato com a empresa Ambipar, que além de atuar em mais de 40 países estará à disposição da Defesa Civil para oferecer todo o suporte necessário a toda população em situações de emergência (inundações, alagamentos, deslizamento de terras, entre outros).
O gerente da Rumo, explica como funciona a tecnologia de monitoramento adotada no município. “Atualmente, a empresa conta com câmeras e sensores de nível de rio conectados diretamente com o Centro de Controle Operacional (CCO), que determina todas as ações diretas em campo. O nosso sistema de alerta desde 2022, está interligado ao CCO da Guarda Municipal do Município, e disponibiliza as informações em tempo real para todos os profissionais", finaliza.
15/12/2023
|