SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA ADQUIRE FURGÃO PARA O TRANSPORTE DE EQUIPAMENTOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PDF Imprimir E-mail

 

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) adquiriu este mês mais um veículo para sua frota. O Furgão Peugeot Expert, zero quilômetro, foi entregue na última segunda-feira, 11 de dezembro, pela concessionária que foi a vencedora da licitação.
 
A compra faz parte do Programa “São Carlos Mais Inclusivo” para atender aos requisitos orçamentários do ano de 2023 da Prefeitura Municipal a fim de atender as pessoas com deficiência. O objetivo é proporcionar a entrega em domicílio dos equipamentos de tecnologia assistiva que estão disponíveis na SMPDMR.
 
Entende-se por equipamentos de tecnologia assistiva cadeiras de rodas, cadeiras de banho, camas hospitalares, colchões, suportes de soro, andadores, bengalas, entre outros, ou qualquer dispositivo que promove a reabilitação e proporciona ou amplia as habilidades funcionais de pessoas com deficiência (PCD).
 
A entrega em domicílio acontece quando é formalizado o contrato de empréstimo gratuito e a pessoa interessada, que pode ser familiar ou responsável, não consegue transportar o equipamento por algum motivo. Em 2023 a SMPDMR conseguiu suprir essa demanda com o apoio das vans adaptadas que são fruto de um convênio com o Governo Estadual. Com o furgão, esse serviço ganhará mais capacidade de carga, agilidade e economia.
 
A partir de janeiro de 2024, após os ajustes necessários, o furgão passará a atender diretamente à população, principalmente às pessoas de maior vulnerabilidade social que não dispõem de recursos para contratar um frete ou não possuem um veículo próprio.
 
“É mais uma conquista para a nossa secretaria que está sempre atuando junto à população porque nós conhecemos a dificuldade de um familiar ou de um parente que chega até nós para buscar recursos que, na maioria das vezes, não dispõem por serem equipamentos caros, pesados e que nem sempre estão facilmente disponíveis, e ainda mais ter que levar ou trazer uma cama hospitalar, como acontece tantas vezes, por isso investimos nossos recursos nesse furgão”, afirmou a secretária Lucinha Garcia.
 
14/12/2023