JOSÉ GALIZIA TUNDISI RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
 
 
A Câmara Municipal de São Carlos concedeu na última quinta-feira (07/12), em sessão solene, o título Cidadão Honorário de São Carlos ao Professor Doutor José Galizia Tundisi, atual secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
Formalizada por Decreto Legislativo, o propositor foi o vereador Fábio Zanchin, a honraria teve como objetivo o reconhecimento à notável contribuição por ele prestada a São Carlos, ao longo de sua trajetória intelectual e acadêmica.
 
Natural da cidade de Bariri, nascido em 2 de maio de 1938, Tundisi é um ecólogo, limnólogo, pesquisador reconhecido internacionalmente, professor universitário, graduado em História Natural pela Universidade de São Paulo em 1962.
 
O orador oficial e propositor da sessão, vereador Fábio Zanchin, disse que o professor Tundisi abre caminho para que São Carlos seja, de fato, a Capital da Tecnologia. “Todos nós são-carlenses agradecemos ao professor por sua contribuição inestimável, e desejamos que sua jornada continue a inspirar e iluminar o caminho daqueles que se dedicam à causa da ciência e da preservação ambiental”.
 
O presidente da Câmara, vereador Marquinho Amaral, destacou a integridade e o espírito público do pesquisador. “A Câmara Municipal tem a grata satisfação de promover esta sessão solene para entrega do título de Cidadão Honorário de São Carlos ao professor doutor José Galizia Tundisi, pesquisador de renome internacional, de profícua atuação junto às instituições de pesquisa sediadas em nossa cidade, o professor Tundisi é um homem preocupado em aplicar seus conhecimentos em prol da melhoria da qualidade de vida da população. Com uma carreira dedicada à pesquisa em ecologia e gestão de recursos hídricos, soube colocar-se a serviço de nossa cidade, atuando na administração pública com muita competência”, ressaltou o presidente do Legislativo.
 
O secretário de Comunicação, Leandro Severo, que representou o prefeito Airton Garcia na solenidade, entregou uma placa de prata ao homenageado. “A Prefeitura homenageia o mais novo cidadão honorário de São Carlos em reconhecimento a notável contribuição prestada por ele ao longo de sua trajetória acadêmica e intelectual, em prol do desenvolvimento da nossa cidade e do nosso país”, disse Severo agradecendo também o trabalho do professor desenvolvido a frente da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
O plenário da Câmara Municipal ficou lotado de pesquisadores e cientistas de São Carlos e contou também com a participação do Prof. Dr. Adriano Andricopulo, presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo; da Profa. Dra. Ana Beatriz de Oliveira, reitora da UFSCar, do Dr. Lucas Ferreira da Silva, representando a OAB São Carlos e do vereador Bira, além da família do homenageado.
“Quando se chega na minha idade com a carga de trabalho que eu ainda tenho, começo a pensar como me tornei essa pessoa. A minha família teve um papel importante para que eu me tornasse essa pessoa, depois a escola com professores excepcionais que me mostraram o caminho e a vontade de vencer e a cidade me anima cada vez mais. São Carlos tem um ambiente estimulador, um ambiente que quando 3 pesquisadores se encontram nasce uma patente”, contou o homenageado.
 
Tundisi agradeceu as menções e homenagens pela presença dos amigos e familiares e disse que toda vez que recebe um título desse, a sua responsabilidade aumenta. “Agora é daqui para frente, temos que sempre avançar. A minha origem, a minha formação, aliada à minha família, me deram essa especificidade de interação. Muito Obrigada”.
 
HISTÓRICO – José Galizia Tundisi foi Professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos, no Departamento de Hidráulica e Saneamento, da UFSCar (no Departamento de Ciências Biológicas e nas áreas de Pós-Graduação do curso de Ecologia e Recursos Naturais). Atuou ainda na Universidade FEEVALE, em Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul, por dez anos na Pós-Graduação em qualidade ambiental. Conta com 635 trabalhos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais nas áreas de ecologia, gestão ambiental, limnologia, gestão de bacias hidrográficas, poluição e contaminação e gestão de áreas urbanas. Ao todo é autor de 50 livros publicados no Brasil e no exterior. Entre seus feitos teve ainda sua atuação como consultor em recursos hídricos e docência em 40 países, orientação de mais de 35 doutores em ciências e 42 mestrandos.
 
É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Mundial de Artes e Ciências e faz parte do staff do Instituto de Ecologia em Oldendorf, Alemanha. Recebeu diversos prêmios e títulos, entre eles o prêmio Moinho Santista em 1992, a Ordem nacional do Mérito Cientifico em 1994, o Prêmio Bouthros Galli, das Nações Unidas, em 1996, o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Southampton, no Reino Unido, em 1998, o Prêmio Ciência Aplicada à Água da Fundação Wessel em 2006, e o título de Doutor Honoris Causa da Escola Nacional de Engenharia no Peru em 2008.Foi contemplado ainda, com a medalha Tamandaré da Marinha do Brasil em 1997, a Comenda do Ministério das Relações Exteriores do Brasil em 1997 e o Prêmio Anísio Teixeira do Ministério da Educação do Brasil em 2002. Em 2014, recebeu o Prêmio especial da Sociedade Argentina de Limnologia por seu estimulo e inspiração a limnologia. Foi presidente do Conselho Nacional de Pesquisa, CNPq, de 1995 a 1999, e assessor especial do Ministério da Ciência e Tecnologia de 2001 a 2002, recebendo, em 2021, o título de pesquisador emérito do CNPq.
 
É presidente honorário do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, sendo ainda o representante do Brasil no Comitê da Água da IANAS (Associação Americana Internacional das Academias de Ciência). Recebeu em 2022 a medalha Naumann – Thieneman, da Sociedade Internacional de Limnologia (o Prêmio Nobel de limnologia), por sua “contribuição ao desenvolvimento desta ciência no estudo e gerenciamento de lagos, represas e rios dos trópicos e subtrópicos e seu substancial trabalho na formação de recursos humano nesta área”.
 
Foi secretário de Meio Ambiente Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal de São Carlos de 2017 a 2022. Atualmente é secretário de Ciência Tecnologia e Inovação da Prefeitura Municipal de São Carlos desde janeiro de 2023, pasta essa criada por ele no ano de 1999.No comando da pasta, faz valer o seu grande dinamismo.
 
Recentemente, liderou de maneira notável a organização da 1ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos, ressaltando a importância de aliar o desenvolvimento científico e tecnológico com a política do município para avançarmos na direção certa. 
 
No mês passado, a Secretaria sob seu comando lançou o livro “Ciência, Tecnologia, Inovação e o Futuro de São Carlos”, em parceria com a Fundação Pró-memória, visando mostrar como os avanços científicos e tecnológicos podem fornecer soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios enfrentados pelas cidades.
 
(08/12/2023)