ESCOLA DE GOVERNO DA FESC VAI REALIZAR CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL E PROMOVER BEM-ESTAR FÍSICO E MENTAL DOS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail
 
A Secretaria Municipal de Educação (SME), via Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CeFPE) e Fundação Educacional de São Carlos (FESC), via Escola Municipal de Governo, assinaram um convênio de R$ 778 mil para o desenvolvimento do Programa de Formação e Bem-Estar dos Servidores da Educação.
 
O objetivo é proporcionar capacitação e desenvolvimento profissional para cerca de 1.500 servidores da área educacional, além de promover o bem-estar físico e mental.
 
O contrato de parceria foi assinado na quinta-feira (05/10), no CeFPE, pelo secretário municipal de Educação, Roselei Françoso e o presidente da FESC, Eduardo Cotrim. A apresentação do programa de formação será realizada para gestores, autoridades e a Rede Municipal de Ensino será feita na quarta-feira (11/10) no Paço Municipal, das 8h às 12h.
 
As formações abrangem diversas áreas para a atuação dos profissionais da educação, como o Transtorno do Espectro Autista, Educação Étnico Racial, Libras, Contação de Histórias, Manipulação de Alimentos, Educação Financeira, Inclusão Digital, Educação Ambiental, Comunicação não violenta, entre outras.
 
Já os cursos de bem-estar visam promover a saúde e o equilíbrio dos servidores, oferecendo atividades como yoga, hidroginástica, corrida e caminhada, meditação, pilates e alongamento.
 
A grade horária foi elaborada de forma a atender às necessidades dos servidores, com aulas noturnas e aos sábados, para que todos possam participar e o programa contemplará ainda, projetos especiais, como hortas automatizadas e aulas de ballet, futebol, jiu-jítsu, dança e inclusão digital. 
 
Inicialmente, as aulas serão oferecidas em algumas escolas municipais, mas a intenção é expandir gradualmente para todas as escolas, com a implementação de laboratórios de informática.
“O convênio é o mais importante inserido dentro do Programa Educacional da Escola Municipal de Governo e podemos dizer que ela volta ao patamar que já teve em nossa cidade, proporcionando melhoria das condições dos servidores, educadores e dos alunos. Vamos trazer, além das questões motivacionais, aprimoramento físico e qualidade de vida”, frisou o presidente da FESC, Eduardo Cotrim.
 
Roselei Françoso, secretário municipal de Educação, explica que o papel principal é retomar as atividades da Escola Municipal de Governo da FESC que tem como princípio garantir a formação continuada e bem-estar dos colaboradores e servidores. 
 
“Uma visão atenta a saúde do trabalhador. Temos muitos trabalhadores hoje que dependem de psicotrópicos e medicamentos para poder ter condição de trabalho e entendemos que as atividades poderão melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Vamos oferecer oficinas que trabalham o bem-estar, a convivência, a socialização e a questão motora e física”, destacou o secretário.
 
Nelson Carneiro Júnior, diretor pedagógico da FESC, destacou que serão capacitados professores, merendeiras e agentes educacionais. “Todos poderão participar de cursos de bem-estar nas áreas de atividade física, além da formação diversificada para as escolas de tempo integral que contemplam projetos especiais como educação étnico racial e o inédito projeto de hortas automatizadas”, disse.
 
“O convênio com a FESC foi muito aguardado por nós do Centro de Formação e pela SME, pois irá proporcionar formação integral para os profissionais da educação, com atividades para melhorar a saúde mental e física, além das formações continuadas planejadas e organizadas. Essa parceria trará muitas contribuições para todos os profissionais da educação”, observou Ozana Alice Barbosa, diretora do CeFPE. 
 
As matrículas poderão ser feitas a partir de 15 de outubro pela internet. Os cursos de bem-estar serão realizados nas unidades 1 e 2 da FESC. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones 3362-0580 (FESC) e 3373-3222 (SME).
 
(06-10-2023)