CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO TEM INÍCIO NESTA SEGUNDA-FEIRA EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail
 
A Secretaria Municipal de Saúde informa que a Campanha de Multivacinação começa na próxima segunda-feira (02/10). A iniciativa abre mais uma etapa do Movimento Nacional pela Vacinação, iniciado em fevereiro pelo Governo Federal, com o objetivo de retomar as altas coberturas vacinais no país. Esse ano, a campanha vai até 27 de outubro.
 
A multivacinação tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes (menores de 15 anos de idade) de acordo com o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), aumentando a cobertura vacinal desse público e reduzindo, assim, o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.
 
De acordo com Denise Braga, Chefe de Seção da Vigilância Epidemiológica, o município está abastecido com os imunizantes para dar início a Campanha. “É uma forma de garantir o controle e eliminação de doenças como poliomielite, sarampo, rubéola, febre amarela e varicela (catapora), e que podem ser prevenidas com a atualização da caderneta de vacinação”.
 
Denise Braga faz um apelo aos pais. “Convocamos todos os pais ou responsáveis que ainda não conferiram a caderneta vacinal para que verifiquem se seus filhos estão com as vacinas de rotina em dia e para que levem na unidade de saúde mais próxima da sua residência com a carteira de vacinação em mãos para que os profissionais da área avaliem quais doses precisam ser aplicadas. Caso a criança ou adolescente estiver com alguma dose de vacina em atraso deve aproveitar a oportunidade para fazer a atualização”, alerta Denise.
 
No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, estarão disponíveis as vacinas BCG, Hepatite B, Rotavírus, DTP+Hib+HB (Penta), Neumocócica 10, Meningocócica C (conjugada), Febre Amarela (atenuada), Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR), Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela (SCRV), Hepatite A, Difteria, Tétano, Pertussis (DTP), Difteria, Tétano (dT), Papilomavírus Humano (HPV), Varicela, Pneumocócica-23 valente (Pncc), vacina indicada para a população indígena a partir dos 5 anos de idade.
 
No calendário do adolescente (menores de 15 anos) há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Difteria, Tétano (dT), Febre Amarela (atenuada), Sarampo, Caxumba, Rubéola (SCR), Papilomavírus Humano (HPV), Meningocócica ACWY, Pneumocócica-23 valente (Pncc), além das vacinas contra o COVID-19 e a Influenza.
 
De segunda a sexta-feira as doses serão aplicadas em todas as unidades básicas de saúde (UBS’s) e das unidades de saúde da família (USF’s), das 7h30 às 16h30.
 
DIA D – No dia 7 de outubro, das 8h às 14h, a Secretaria de Saúde vai realizar o “DIA D” da multivacinação.  Estarão atendendo neste sábado as seguintes unidades: UBS Santa Paula, UBS Delta, USF Arnon, USF Santa Angelina, USF Guanabara, USF Tortorelli, USF Itamaraty, USF São Carlos VIII, USF Munique, USF Astolfo, USF Água Vermelha, USF Santa Eudóxia, UBS Azulville, UBS Botafogo, UBS Redenção, UBS Cruzeiro, USF Cruzeiro, USF CDHU, USF Jardim São Carlos, USF Aracy, USF Antenor, USF Petrilli e USF Collor. Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário do Ministério da Saúde para crianças e adolescentes menores de 15 anos.
 
Em 2022, o índice da campanha no município foi de 65,5%. O objetivo é atingir a meta de cada vacina recomendada por faixa etária.
 
(29-09-2023)