MERENDEIRAS E AUXILIARES DE COZINHA RECEBERAM CAPACITAÇÃO PDF Imprimir E-mail
A Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e apoio do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), promoveu nos dias 25 e 26 de setembro no Sindicato dos Servidores Públicos e Autárquicos Municipais (SINSPAM), a formação de 177 serventes merendeiras e 62 auxiliares de cozinha. A temática foi “Alimentação Escolar”.
 
De acordo com a SME foram dois encontros presenciais com duração de 2h e a formação que abordou orientações sobre porcionamento, boas práticas, entre outros assuntos, faz parte da programação da 3ª Parada Pedagógica da Educação Infantil. 
 
De acordo com a SME em etapas anteriores foi feita a formação dos gestores (diretores de escolas) e esta etapa contemplou a formação das merendeiras e auxiliares de cozinha das escolas municipais entre EMEB’s, EJA e CEMEIS para alunos com idades entre 4 a 6 anos e de 0 a 3 e 0 a 6 considerando que são cardápios diferentes.
 
A capacitação foi feita pela diretora do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Larissa Lavadeci e pela nutricionista Marinalda Napolitano.
 
A Rede Municipal de Ensino possui 250 merendeiras que garante a produção diária de 40 mil refeições que são distribuídas para 61 escolas municipais, creches filantrópicas e conveniadas, albergues, entre outras instituições. O município investe com recursos próprios aproximadamente R$ 4 milhões/ano com a merenda escolar.
 
O secretário municipal de Educação Roselei Françoso promoveu ao final da formação a entrega simbólica dos uniformes das merendeiras.“Quero agradecer a parceria da Secretaria de Agricultura e apoio do  Conselho de Alimentação Escolar nessa formação e as nossas merendeiras  e auxiliares de cozinha pelo carinho, criatividade e dedicação na preparação diária da alimentação escolar, dando sabor a vida das nossas crianças, garantindo a nutrição e segurança alimentar para os nossos 16 mil alunos”, ressaltou o secretário municipal de Educação, Roselei Françoso.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Lineu Navarro.
 
(28-09-2023)