SÃO CARLOS RECEBEU CICLO FORMATIVO DA UNDIME PDF Imprimir E-mail
 
A Secretaria Municipal de Educação, por meio da União dos Dirigentes Municipais da Educação do Estado de São Paulo (UNDIME-SP), Polo São Carlos, realizou nesta quarta-feira (20/09), no auditório do Paço Municipal, um Ciclo Formativo voltado para a Educação Especial que reuniu técnicos, gestores e dirigentes de ensino.
 
O encontro formativo teve como tema “Trajetória do Africano em Território Brasileiro”, ministrado pelo professor Natanael dos Santos. 
 
Representando todos os gestores educacionais e o Polo São Carlos da UNDIME-SP, o secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, destacou a importância do evento para os 545 associados para tratar de temas para informar e orientar os dirigentes e técnicos, assegurando um desempenho de qualidade no cotidiano de seus municípios. “Temos trabalhado esse tema na nossa rede para atender a Lei 10.639 que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, incluindo no currículo oficial da Rede de Ensino a temática "História e Cultura Afro-Brasileira", destacou Roselei Françoso.
O professor, historiador, pesquisador, autor e escritor Natanael dos Santos que pesquisa o tema informalmente desde 1974 e cientificamente desde 1987, falou sobre identidade racial, afirmou que o preconceito é sutil, mas corta como navalha. 
 
Autor do livro com o mesmo nome do encontro, o professor buscou levar os professores a uma reflexão e a uma revisão da temática, para posterior aplicação em sala de aula. “Estamos quebrando um paradigma aqui hoje, bem como cumprindo o que preconiza a Lei 10.639. Segundo o IBGE 56% da população é preta, portanto procuramos mostrar a contribuição do negro na sociedade brasileira. O preconceito só será extinto se ações como essa, junto aos educadores, forem realizadas com mais frequência”, finalizou Santos.
 
Após sua explanação, que contou com troca de figurinos de origem africana, foram realizadas apresentações musicais de países do continente com a participação do quinteto “Liberdade, Liberdade”.
 
Gabriela Fornaciari, chefe da Seção de Apoio ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação (CEFPE), destacou que o Ciclo Formativo recebeu diversos municípios como Borborema, Brotas, Divinolândia, Guaíra, Ibaté, Motuca, Nova Europa, Ribeirão Bonito, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama e Tambaú.
 
(21-09-2023)