ALUNOS DO ESPAÇO BRAILLE VISITAM A EXPOSIÇÃO “ARTISTAS DE SÃO CARLOS 80/20” PDF Imprimir E-mail

Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) e a Secretaria Municipal de Educação (SME) proporcionou a visita de onze alunos do Espaço Braille ao Centro Cultural da Universidade de São Paulo (USP).

 

Acompanhados da professora Ivone Camargo e da Maestrina Mirian de Camargo Antunes, do Coral “Além do Olhar”, o grupo formado por deficientes visuais, entre eles dois cadeirantes, puderam conhecer a exposição coletiva “Artistas de São Carlos 80/20”, envolvendo 16 artistas, representativos de dois momentos de relevância das artes visuais na cidade de São Carlos: a década de 1980 e os anos 2020.

 

Este ano a organização fez o convite à SMPDMR para que as pessoas com baixa visão e cegas pudessem fazer o passeio com total acessibilidade. A USP também manteve uma monitora, durante toda a visita, para fazer a audiodescrição das obras. Esse recurso permitiu a tradução das imagens e dos objetos em palavras, permitindo que as pessoas cegas ou com baixa visão conseguissem compreender os conteúdos.

 

“Nossa cidade tem serviços culturais, educacionais e de entretenimento para todos os públicos e as pessoas com deficiência podem usufruir delas com protagonismo”, afirmou Lucinha Garcia, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida. “O que estamos fazendo é atuando diretamente com elas para permitir um acesso mais amplo e proporcionando acessibilidade para que esses produtos e serviços contemplem a todos”.

 

O trajeto de ida e volta dos visitantes foi feito por meio da van da SMPDMR, transporte especializado que possui elevador para cadeirantes, incluindo embarque e desembarque com sistema porta a porta.

 

(15/09/2023)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos