SAAE APRESENTA PEDIDO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ALESP PDF Imprimir E-mail

Verba solicitada é para reforma geral de equipamento da Estação de Tratamento de Esgoto.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (SAAE) esteve representado na audiência pública promovida pela Assembleia Legislativa de SP na última quinta-feira, 17/08, na Câmara Municipal de Matão, para levantar propostas ao orçamento do Estado para o ano que vem. No total, a Assembleia vai realizar 26 encontros em diversas cidades paulistas para ouvir prefeitos, vereadores, secretários, gestores públicos, entidades de classe e população em geral.

 

A sessão, presidida pela deputada estadual Fabiana Barroso (PL-SP), também conhecida como Fabiana Bolsonaro, e com a presença de mais quatro deputados da comissão de orçamento e finanças da ALESP, ouviu 20 pessoas da comunidade regional. Entre elas, o Gerente de Manejo de Resíduos do SAAE São Carlos, Fabiano Couto, que na ocasião representou o presidente da autarquia, Engenheiro Mariel Olmo, que estava em compromisso com outra agenda atrás de recursos na capital.

 

FLOTADOR/ETE MONJOLINHO - A demanda apresentada pelo SAAE São Carlos para a ALESP foi a liberação de recursos, no valor de R$ 2,5 milhões, para a reforma geral de um flotador da Estação de Tratamento de Esgoto Monjolinho. Este equipamento aumenta, de forma significativa, a eficiência do tratamento físico-químico do esgoto urbano de São Carlos. Hoje, a ETE Monjolinho trata, em média, 695 litros de esgoto por segundo e o tratamento físico-químico está operando com apenas um flotador (projetado para 312 litros por segundo), o que sobrecarrega o sistema.

 

“Recebemos este pedido feito de forma técnica e particular pelo presidente do SAAE, Mariel Olmo, mas defendido nos contextos político e administrativo pelo prefeito Airton Garcia e Secretário de Governo, Netto Donato, e vamos empenhar todo o nosso esforço para que ele seja atendido pelo Governo do Estado na previsão orçamentária de 2024. Afinal, São Carlos é uma cidade que tem trabalhado bastante no sentido de melhorar, dia a dia, sua eficiência na qualidade da água que entrega aos moradores e, também, no tratamento do esgoto que produz”, disse a deputada estadual Fabiana Barroso.

 

Para o presidente do SAAE, Engenheiro Mariel Olmo, essas ações de exposição de motivos, fundamentação de propostas e encaminhamento de pedidos, fazem parte da orientação central de governo. “O prefeito Airton Garcia e o Secretário Netto Donato estão afinados no mesmo discurso e sempre dizem o seguinte: analisem as necessidades, elaborem bons projetos, observem onde há possibilidade de recursos disponíveis e enviem os pedidos. E como em qualquer atividade de saneamento básico tudo é caro e urgente, estarmos incluídos no orçamento do Estado e na pauta da deputada Fabiana Barroso poderá significar uma diferença e um salto extraordinários. Agradeço a deputada e a Assembleia Legislativa por receberem nosso pleito”.

 

(18/08/2023)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos