SECRETARIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA CONHECE SISTEMA DE SEMÁFOROS PARA CEGOS IMPLANTADO EM CAMPINAS PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) esteve na cidade de Campinas (SP) no último dia 2 de junho para conhecer o sistema de semáforos para cegos que foi implantado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento (EMDEC).

 

Com iniciativa inédita e tecnologia própria, a Prefeitura de Campinas fez a instalação do equipamento sonoro nos principais cruzamentos viários, principalmente no perímetro central daquele município. A proposta é simples: dar mais segurança para pedestres e garantir que deficientes visuais se localizem ao atravessar a rua.

 

A comitiva são-carlense foi representada por Dante Nonato, atual chefe de Gabinete da SMPDMR, pela diretora Marília Massei Porto, do Departamento de Defesa, e pelo diretor Tiago Nonato de Souza, do Departamento de Inclusão.

 

O sistema que emite sinais sonoros acoplado a semáforos e ajuda pessoas com deficiência visual na travessia de cruzamentos, desenvolvido pela EMDEC, foi alvo de interesse do município de São Carlos após a visita da secretária municipal, Lucinha Garcia, em maio deste ano, à Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de Campinas. Lá ela conheceu os projetos e ações em prol da inclusão e da acessibilidade, incluindo o semáforo inteligente.

 

O dispositivo eletrônico aciona um sinal sonoro indicativo que é emitido para que o pedestre possa iniciar a travessia. O alerta segue o padrão regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e fica mais forte na medida que o tempo de travessia vai acabando.

 

O grupo viajou exclusivamente para conhecer os semáforos sonoros em funcionamento. Os representantes da SMPDMR, foram recebidos por Edimar Silva e Paulo Conde, ambos da divisão responsável pela implantação e manutenção de sinalizações da Emdec, e por Andrea de Oliveira, assistente de diretoria da empresa.

 

De acordo com Lucinha Garcia, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, a ideia é implementar em São Carlos, em parceria com a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), o sistema de travessia sonora com o uso de controle remoto, inédito no Brasil. Esse mecanismo de inclusão social aumenta a segurança e a autonomia nos deslocamentos das Pessoas com Deficiência (PCDs).

 

“Temos um entendimento com o Ministério Público para, ainda na atual gestão do prefeito Airton Garcia, iniciar diversos procedimentos para oferecer esse direito ao cidadão que é cego, e já nos debruçamos nesse projeto para avançarmos todos os dias para São Carlos ser a segunda cidade do País a oferecer essa ferramenta tão útil porque a acessibilidade é um atributo essencial do ambiente que garante a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma a secretária Lucinha Garcia.

 

Atualmente 16 cruzamentos de Campinas já contam com esse dispositivo acionado pelos usuários por meio de chaveiros eletrônicos individuais, denominados “tags”, sem a necessidade de botoeiras que, muitas vezes, são vandalizadas e inviabilizam o funcionamento da travessia sonora.

 

Segundo o técnico da EMDEC, Paulo Conde, o semáforo sonoro por detecção de presença apresenta baixo custo de implantação. Além disso, sua estrutura inibe situações de vandalismo, já que os dispositivos são instalados no interior de caixas, fixadas na parte superior das colunas semafóricas.

 

Os dispositivos contam com sinal bluetooth (padrão de tecnologia sem fio de curto alcance) e detectam a presença do usuário portador das tags, na medida em que se aproximam dos semáforos com a tecnologia instalada. As tags são utilizadas por pessoas com deficiência visual previamente cadastradas.

 

A Resolução nº 704 de 10/10/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece padrões e critérios para sinalização semafórica, e prevê a possibilidade de instalação de um conjunto de sons emitidos durante os tempos de verde, vermelho intermitente e no início do vermelho na travessia.

 

(07/06/2023)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos