SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESENVOLVE O PROJETO “SÃO CARLOS DE BRAÇOS ABERTOS” PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza no próximo dia (31/05), às 10h, no auditório do Paço Municipal, o lançamento do projeto de visitações denominado “São Carlos de Braços Abertos”.

 

O projeto busca integrar visitações a espaços culturais e educativos de São Carlos e região aos conteúdos desenvolvidos pelos professores propostos no currículo adotado pela Rede Municipal de Ensino.

 

O secretário municipal de Educação, Roselei Françoso, destacou que as visitações estimulam a aprendizagem. Além do ambiente escolar, a visita amplia o conhecimento e democratiza o acesso aos bens e produções culturais do patrimônio de São Carlos”, acredita o secretário.

 

O nome do projeto foi escolhido por meio de um concurso realizado pelos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da EMEB Carmine Botta, público alvo das atividades.

 

De acordo com a SME antes das visitações existe todo um processo de preparo de materiais para os professores trabalharem as habilidades que os alunos estão estudando. As saídas para visitas culturais visam agregar novas experiências e ampliar o entendimento do conteúdo pedagógico.

 

A Secretaria também fechou parcerias desde o início do ano para realizar 22 visitas a instituições como o Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), a Fazenda do Pinhal, ao Museu Mário Tolentino e ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), no setor de Educação Ambiental.

 

“Todas as visitas são alinhadas com o currículo, os professores recebem primeiro o material para explicar o que tem no passeio e quais são as habilidades que precisam ser trabalhadas. Os alunos vão para os passeios e depois realizam as avaliações”, detalhou Juliana Tessarin, chefe de seção de projetos especiais da SME.

 

(24/05/2023)