BIBLIOTECAS MUNICIPAIS RECEBEM NOVOS LIVROS PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Educação (SME), através do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBISC), fez a aquisição de 8.205 livros de uma lista contendo 814 títulos de literatura para crianças, jovens e adultos, além de exemplares de cultura geral. Os livros serão entregues para as 11 bibliotecas municipais. De acordo com a SME o investimento foi de aproximadamente R$ 400 mil.

 

Os temas dos títulos foram avaliados pelos bibliotecários de todas as unidades do município, de acordo com os critérios de consideração às sugestões da comunidade leitora; temáticas diversificadas; atualizações de acordo com a nova ortografia (em vigor no Brasil desde 2009); abrangência à Base Nacional Comum Curricular e aos Objetivos de Desenvolvimentos Sustentável - ODS (Agenda 2030).

 

A compra dos livros considerou a necessidade de atualização do acervo das bibliotecas municipais de São Carlos, a partir da demanda de novos títulos para leitura, solicitações dos usuários das bibliotecas que constantemente apresentam novos anseios no consumo e uso da informação para desenvolver conhecimento.

 

Os bibliotecários do SIBISC fizeram indicações de títulos. Após a análise dos livros indicados, foi realizada a busca dos títulos nas páginas das editoras na Internet, bem como em sites de compras de diversos segmentos para estimar os valores que estão sendo executados.

 

A bibliotecária do SIBISC, Kelly Marcomini destacou que “as bibliotecas precisam acompanhar as transformações da sociedade e neste sentido, construir o desenvolvimento de coleções de forma a torná-las equipamentos culturais que promovam o desenvolvimento humano”.

 

Cilmara Seneme Ruy, diretora do SIBISC, ressaltou que “investir em educação é investir em biblioteca, portanto a aquisição dos novos livros, além de atualizar o acervo municipal objetivou atender a demanda da população especialmente os usuários das nossas unidades”, finalizou.

 

(19/05/2023)