PREFEITURA PROMOVEU EVENTO SOBRE O DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou atividades referentes ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial na manhã desta quinta-feira (18/05). A data tem o objetivo de reforçar a importância do cuidado em saúde mental de toda a população e de valorizar os tratamentos em liberdade e junto às famílias dos usuários dos serviços de saúde.

 

O primeiro evento do dia foi uma caminhada com pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e servidores da Secretaria Municipal de Saúde e que partiu da Praça Santa Cruz rumo à Praça do Mercado Municipal, dialogando com comerciantes e a população e propondo uma reflexão sobre o tema.

 

Depois, na Praça do Mercado, um painel com cartazes foi montado e os pacientes fizeram uma roda de música para celebrar a luta antimanicomial, cantando sucessos nacionais de diversos artistas e gêneros.

 

Segundo a chefe da Seção de Apoio à Saúde Mental, Carmen Pereira, este assunto ganhou relevância há décadas e a participação de São Carlos somente agrega à causa. “A luta antimanicomial nasceu há mais de 30 anos, com alguns trabalhadores de saúde e familiares denunciando as barbáries que aconteciam nos manicômios e nos hospitais psiquiátricos. Todos os cidadãos têm direitos e com as pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental isso não é diferente, por isso, hoje, com o apoio da UFSCar e da USP, reforçamos o direito do tratamento em liberdade e humanizado com o desenvolvimento de uma programação sobre a importância da saúde mental”, disse Carmen.

 

Ela lembrou que, atualmente, a Prefeitura dispõe de diversos serviços relacionados à saúde mental para todas as idades. “O modelo da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) é substitutivo ao modelo asilar, que tranca a pessoa por tempo indeterminado. Com a RAPS, as pessoas fazem os tratamentos nas unidades de saúde e nos CAPS e continuam junto às suas famílias, podendo trabalhar e ter direito ao lazer e ao entretenimento como qualquer cidadão”, finaliza a chefe de saúde mental do município.

 

O evento também teve o apoio das secretarias municipais de Transporte e Trânsito e de Infância e Juventude e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Carlos e Ibaté, contando ainda com a participação da vereadora Raquel Auxiliadora e da diretora de Gestão do Cuidado Ambulatorial, Crislaine Mestre.

 

(18/05/2023)