PREFEITURA E SEST/SENAT INICIARAM A CAMPANHA “MAIO AMARELO” NO MUNICÍPIO PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, e em parceria com o SEST/SENAT, realizou a abertura oficial da campanha Maio Amarelo na tarde desta sexta-feira (12/05). A iniciativa faz parte de um movimento internacional que visa chamar a atenção da sociedade para a adoção de medidas que contribuam para a redução dos índices de acidentes de trânsito.

 

No evento inaugural, que aconteceu na sede do próprio SEST/SENAT, houve a apresentação de palestras educacionais e motivacionais ao público presente, que também acompanhou depoimentos de pessoas que sofreram acidentes de trânsito e ficaram sequeladas.

 

O secretário de Transporte e Trânsito de São Carlos, Cesinha Maragno, lembrou que o movimento “Maio Amarelo” é de caráter internacional e que completou 10 anos. “A campanha tem sempre como objetivo conscientizar a população que todos somos corresponsáveis por um trânsito mais seguro. Um tráfego organizado não se faz somente com agentes e educadores do setor”, ressaltou Maragno, lembrando a importância da educação no trânsito nas escolas.

 

Presente no lançamento da campanha, o secretário municipal de Governo, Netto Donato, lembrou da preocupação da Prefeitura com a causa e a relevância das parcerias para chegar a resultados concretos. “O caminho da segurança passa pela conscientização e somar forças com certeza nos ajuda a reduzir o número de acidentes. Com ações conjuntas como esta com o SEST/SENAT, podemos alcançar mais pessoas e alertá-las sobre a importância de um trânsito mais seguro e que preserve vidas”, disse Donato.

 

Somente em São Carlos, 895 acidentes no trânsito foram registrados em 2021, com 19 mortes. Em 2022, esse número caiu para 889 acidentes e 10 mortes e, em 2023, já foram registrados 244 acidentes e 4 mortes. Dos tipos de acidente, o mais comum é a colisão: 365 foram computadas em 2021, 478 casos em 2022 e, neste ano, o número já está em 110 ocorrências.

 

Também participaram da cerimônia de abertura da campanha Maio Amarelo o vice-prefeito Edson Ferraz; os secretários municipais de Transporte e Trânsito, Cesinha Maragno, de Administração Regional, Walcinyr Bragatto, de Infância e Juventude, Ana Paula Vaz, de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Nino Mengatti, e da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia; o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral; os vereadores Bira e Dé Alvim; o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki; o gerente da unidade SEST/SENAT, André Luís do Nascimento; o Capitão do Corpo de Bombeiros de São Carlos, Rangel Moreira Gregório; e a Diretora Regional de Ensino de São Carlos, Debora Gonzales Costa Blanco.

 

As atividades do Maio Amarelo continuam nas próximas semanas. No dia 20/05, campanhas de conscientização para motoristas e crianças serão realizadas das 9h às 13h na Praça do Mercado Municipal, enquanto no dia 27/05, das 9h às 12h, uma minicidade para interação com as crianças será montada na FESC – Vila Nery em alusão ao “Dia do Brincar”.

 

Os alunos da Escola Estadual Professor Arlindo Bittencourt participaram das palestras educacionais ministradas no SEST/SENAT.

 

(12/05/2023)