PREFEITURA INICIA CURSO DE INCLUSÃO PRODUTIVA PARA A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, iniciou, na última segunda-feira (08/05), as atividades do programa “Cuidarte”. O projeto acontece semanalmente no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) e tem como objetivo proporcionar qualificação e possibilidade de obtenção de renda para os munícipes assistidos no local.

 

Por aproximadamente três meses, aqueles que voluntariamente se matricularam no curso terão encontros todas as segundas-feiras com profissionais do Laboratório de Atividades Humanas e Terapia Ocupacional da UFSCar para aprender técnicas e trabalhos capazes de gerar renda futura. O programa “Cuidarte” é desenvolvido graças a um credenciamento que o município fez com o Governo Federal, tendo ainda o apoio da Fundação Educacional São Carlos (FESC).

 

Segundo a supervisora do Centro POP, Drieli Ribeiro, a iniciativa apresenta diversas possibilidades à população em situação de rua. “A gente já teve essa experiência no ano passado e estamos promovendo novamente este curso sobre inclusão produtiva, onde são ensinadas técnicas como costura, decupagem e pintura para que a população em situação de rua produza seus próprios materiais e possa vender. Com esta oficina, esta população ganha em qualificação e com a possibilidade de angariar recursos”, disse Drieli.

 

O secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Rodolfo Ometto, acrescenta que o projeto também envolve estes munícipes em contato direto com setores econômicos e sociais. “É uma forma de inclusão e participação, pois as pessoas podem vender seu trabalho e criar uma rotina econômica, fazendo com que sejam inseridos na sociedade de forma digna e respeitosa”, finaliza o secretário.

 

(09/05/2023)