SMTER ENTREGA CERTIFICADOS DO CURSO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), por meio do Departamento de Apoio a Economia Solidária (DAES), entregou na noite da última quinta-feira (04/05), no auditório da Fundação Educacional de São Carlos (FESC), na Vila Nery, os certificados de conclusão do curso de introdução a Economia Solidária para a 2ª Turma EAD (Ensino a Distância) e também para os empreendedores que concluíram a formação presencial e buscam se cadastrar no Conselho Municipal de Economia Solidária para  participarem das atividades de comercialização viabilizadas por esta política pública implementada pela Prefeitura.

 

Durante a formação o curso abordou temas como comércio justo, finanças solidárias, redes, cadeias solidárias e desenvolvimento territorial. Realizado de forma híbrida (EAD e presencial), o curso com carga horária de 20 horas, teve parceria com a FESC e a TVE que durante a pandemia da COVID-19 fez a produção, gravação e edição das aulas para o ensino a distância.

 

De acordo com os organizadores foram entregues 120 certificados para os concluintes das turmas 6 a 12 e até o momento foram realizadas mais de 450 matrículas distribuídas em 13 turmas.

 

O presidente da FESC, Eduardo Cotrim, disse que para realizar a capacitação a Fundação teve uma participação decisiva no processo. “Esse curso aconteceu num momento difícil quando não podia ter aula presencial, por isso foi oferecido através do método EAD. Os alunos aprenderam junto com os nossos professores e com a equipe técnica da TVE, que preparou e gravou as aulas, viabilizando a continuidade do curso, tanto que hoje estamos colhendo frutos ao entregar os certificados aos novos empreendedores”, finalizou Cotrim.

 

O secretário adjunto da SMTER, Luís Antonio Garmendia, destacou que foi uma grande lição para todos, não apenas para os alunos, mas também para a Secretaria que foi buscar uma alternativa durante a pandemia para que um programa tão importante como a Economia Solidária não acabasse. “A Economia Solidária tem impacto na nossa sociedade, sendo uma política pública efetiva e que oferece um caminho para as pessoas que estão fora do mercado de trabalho”, destacou Garmendia.

 

Também participaram da solenidade de entrega dos certificados a representante do Fórum Municipal de Economia Solidária, Luísa Brunelli, a representante do Conselho Municipal de Economia Solidária, Cândida dos Santos, o diretor do DAES, Paulo Faria, o superintendente da TVE, Edson Ferreira e os orientadores técnicos do DAES, Caio Saravalle e Itamar Oliveira, além dos familiares dos alunos.

 

Outras informações sobre o curso podem ser obtidas no DAES, localizado na rua José Bonifácio, nº 885, das 8h às 17h de segunda a sexta-feira ou através do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. e WhatsApp (16) 3307-6808.

 

(08/05/2023)