FORMATURA DE PROJETOS SOCIAIS TERÁ PRESENÇA DE DIPLOMATAS DOS EUA PDF Imprimir E-mail

Projetos desenvolvidos com meninas e mulheres propicia interesse acadêmico e habilidades profissionais

No dia 07 de dezembro, a partir das 14h, cerca de 45 meninas e mulheres participarão com suas famílias no auditório Bento Prado Jr, no Paço Municipal, da formatura dos projetos “Laboratório de Talentos” e “Co-Labore”, desenvolvidos pelo Instituto Angelim e CICBEU Idiomas, com patrocínio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e Saran Consultoria, em parceria com a Prefeitura de São Carlos, CDCC –USP, Salesianos São Carlos e Equipe de Competição Robótica da UFSCar RED Dragons.

 

No Laboratório de Talentos, iniciado em junho de 2022, estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública tiveram 74 horas de aulas-oficinas, que incluíram encontros em ambientes culturais da cidade como o CDCC – Centro de Difusão e Cultura Científica da USP em São Carlos. Nessas conversas semanais, mestrandas e doutorandas da USP - Universidade de São Paulo e da UFSCar - Universidade Federal de São Carlos, além de empreendedoras de startups e empresas de tecnologia, compartilharam com as meninas do Laboratório de Talentos suas experiências, as possibilidades no mundo acadêmico e profissional, dando visibilidade a universos que as estudantes do ensino médio não conheciam e criando perspectivas a respeito de carreiras nas áreas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Como resultado, algumas das meninas já estão buscando cursos nessas áreas. Além disso, as participantes também tiveram aulas de inglês.

 

Em outubro de 2022, foram iniciadas as atividades do projeto Co-Labore, cujo objetivo é fortalecer o pequeno negócio de mulheres jovens e mães que, por necessidade, tornaram-se empreendedoras. Os encontros, que totalizaram 45 horas, trabalharam questões emocionais, habilidades interpessoais, empreendedorismo, fortalecimento da atividade econômica e o início de uma rede de negócios na comunidade de origem das participantes. As atividades foram realizadas na área de moradia das mulheres com apoio de associações, grupos já existentes, entidades sociais com interesse no projeto e redes oficiais. O resultado tem sido narrado não apenas pelas participantes, mas de maneira bastante forte pelas profissionais que se dispuseram a compartilhar conhecimento, comprovando o quanto é produtiva e positiva a troca de saberes.

 

Estarão presentes ao evento de encerramento dessa edição dos projetos os patrocinadores: diplomatas do Consulado dos EUA em São Paulo, CICBEU Idiomas, Saran Consulting; os parceiros dos projetos:  CDCC/USP São Carlos, Red Dragons UFSCar - Equipe de Competições Robóticas, Onovolab, Salesianos, Diretoria Regional de Assistência Social – Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Carlos, uma das apoiadoras.

 

EducationUSA - No dia 07, às 11h30, será inaugurado o escritório do EducationUSA em São Carlos, uma rede global de centros de orientação do Departamento de Estado Americano. No Brasil, existem mais de 40 Centros EducationUSA que têm a missão de facilitar o acesso a informações precisas, abrangentes e atualizadas sobre oportunidades de estudo no ensino superior nos EUA como graduação, pós-graduação, curso de inglês intensivo, cursos de verão, residência médica e outros programas acadêmicos. Hoje existem 14 mil brasileiros estudando nos EUA. A coordenadora do programa no Cone Sul, Rita Moriconi, estará presente assim como diplomatas da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. O escritório funcionará no CICBEU Idiomas, na rua Padre Teixeira, 1582.

 

(05/12/2022)