PREFEITURA ENTREGA REVITALIZAÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos reinaugurou nesta sexta-feira (07/10) o Centro de Referência da População em Situação de Rua (Centro POP), que passou por uma revitalização completa na sua sede e recebeu a denominação de “Maria Marcondes Vilela”, uma indicação da vereadora professora Neusa.

 

O Centro POP, coordenado pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, realiza o acolhimento, atendimento e acompanhamento da população em situação de rua, por equipe interdisciplinar, voltados ao fortalecimento das redes sociais de suporte, autonomia, participação, inclusão social e a convivência comunitária e familiar das pessoas em situação de rua.

 

“A unidade recebeu nova pintura interna e externa, troca do telhado e do forro, novas portas e equipamentos como computadores, impressora, projetor, notebook, tablets, móveis (mesas e cadeiras), bebedouro, geladeira, micro-ondas, liquidificador, entre outros eletrodomésticos. Aqui, atendemos mais de 40 pessoas por dia que também podem fazer a capacitação na área de informática no nosso ponto de inclusão, o que justifica o investimento de R$ 102 mil”, explicou Vanessa Soriano, secretária de Cidadania e Assistência Social.

 

A secretária lembrou, ainda, que recentemente foi realizado um cruzamento de dados e foram identificadas em São Carlos 290 pessoas em situação de rua, sendo que 247 são do sexo masculino, 39 do sexo feminino e 4 se declararam como mulheres trans; quanto a raça, 136 se declararam pardos ou pretos, 102 se declararam brancos e 52 não declararam raça.

 

Para o secretário de Planejamento e Gestão, Netto Donato, que na ocasião representou o prefeito Airton Garcia, o espaço é muito importante para uma administração que cuida das pessoas. “Aqui as pessoas em situação de rua têm acesso à higiene, lavagem de roupas, guarda de pertences, acesso à documentação civil e recebem encaminhamentos às diferentes políticas públicas, como saúde, trabalho e educação, além de receber o cartão alimentação para as refeições no Restaurante Bom Prato. O prefeito Airton Garcia garantiu que se for necessário, mais recursos serão destinados ao programa, já que essas pessoas precisam de ajuda para sair dessa situação”.

 

A vereadora Professora Neusa, propositora da lei que denomina o Centro POP de Maria Marcondes Vilela, agradeceu pela oportunidade de homenagear uma grande pessoa, grande amiga. “Agradeço a presença de todos da família, em especial da filha Maria Célia Vilela. Dona Maria desempenhou um papel importante em São Carlos auxiliando mulheres em vulnerabilidade social.  As suas atitudes mudaram a vida e a história de muitas pessoas”, contou a vereadora.

 

Também participaram da solenidade o secretário de Comunicação, Leandro Severo, o diretor presidente da FESC, Fernando Carvalho, a Terapeuta Ocupacional e Chefe de Seção de Proteção Social Especial de Média Complexidade (SMCAS) e Coordenadora do Comitê da POP Rua, Roberta Justel do Pinho, os vereadores Gustavo Pozzi, que na ocasião representou o presidente do Legislativo, Roselei Françoso, André Rebello, Azuaite Martins de França, Elton Carvalho que destinou emenda no valor de R$ 250 mil para ampliação das abordagens noturnas e de finais de semana complementando o trabalho do Centro POP.

 

O Centro POP está localizado na rua São Joaquim, 818, no centro. O horário de funcionamento é de segunda à sexta, das 8h às 17h. O telefone de contato é o 3307- 4795. Já a Casa de Passagem (Albergue) fica na rua Rotary Clube, 101, na Vila Marina. O telefone de contato é o 3361-1267.

 

(07/10/2022)

 

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos